Esta é a semana dos eventos especiais de surf em Portugal. Depois do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, realizado na última terça-feira, agora é o Capítulo Perfeito versão 2025 que recebe luz verde.
A prova tubular será disputada este sábado, dia 22 de fevereiro, na Praia de Carcavelos, berço do surf nacional localizado no concelho de Cascais.
Num total de 11 edições, esta será a sétima ocasião em que a ação decorrerá nos cilindros do mais famoso beach break lisboeta.
Em comunicado oficial, a organização explica que para sábado as previsões apontam para ondas acima dos 2 metros de altura, com vento offshore ligeiro a moderado. Condições que revelam-se ideais para a formação dos muito aguardados tubos.
"Finalmente chegou o swell que procurávamos: ondulação forte de Oeste com ventos de quadrante Norte, o que vai favorecer a formação de ondas grandes e tubulares durante todo o dia", refere Rui Costa, organizador do evento.
“Tem sido um inverno com muita ondulação, mas com alguma instabilidade meteorológica, o que tem interferido com a direção e a consistência dos ventos que precisamos para realizar o campeonato”, explicou 'Twiga'.
No sábado, a primeira chamada está agendada para bem cedo pela manhã: às 7h00. Em competição, teremos 16 surfistas, numa mescla entre tube riders nacionais e internacionais.
Por definir, está apenas o nome de um competidor. O wildcard performance, novidade para esta edição, será revelado nas próximas 48 horas, sendo atribuído a um surfista internacional que nas últimas semanas tenha estado em destaque em condições tubulares.
Este ano, o Capítulo Perfeito terá um momento histórico, pois pela primeira vez será colocada na água uma bateria 100% feminina, que terá como protagonistas as antigas campeões nacionais Yolanda Hopkins e Francisca Veselko às quais juntam-se Camila Cardoso e Mafalda Lopes.
O evento será igualmente marcado por uma homenagem a Tiago Pires, que vai encerrar definitivamente a carreira.
Recorde-se que o campeão em título do Capítulo Perfeito é o local Tiago Stock. Em 2024, o jovem surfista surpreendeu ao vencer a competição principal, onde acedeu após conquistar os trials.
À semelhança de edições anteriores, o campeonato terá transmissão em direto na Sport TV e através do webcast bilingue disponível AQUI.
Participantes:
Aritz Aranburu (ESP)
Balaram Stack (EUA)
Bruno Santos (BRA)
Clay Marzo (HAV)
Craig Anderson (AUS)
João Guedes (PT)
João Maria Mendonça (PT)
Miguel Blanco (PT)
Nic von Rupp (PT)
Noa Deane (AUS)
Noah Beschen (HAV)
Pedro Boonman (PT)
Rob Machado (EUA)
Santiago Graça (PT)
Tiago Stock (PT)
Wildcard Performance (a anunciar)
Surfistas portugueses substitutos (por ordem)
Guilherme Fonseca
Martim Carrasco
Martim Fortes
Guilherme Ribeiro
António Cardoso
Luís Perloiro
Heat especial feminino
Camila Cardoso
Francisca Veselko
Mafalda Lopes
Yolanda Hopkins
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram