Ainda estamos na ressaca do Pipe Pro, que terminou no passado sábado com os triunfos de Barron Mamiya e Tyler Wright, mas os melhores surfistas do globo estão já em trânsito para os Emirados Árabes Unidos.
É nesta latitude do Médio Oriente, zona do globo em estreia no calendário do CT, que terá lugar a segunda etapa da temporada de 2025: o Surf Abu Dhabi Pro.
Entre sexta-feira e domingo, os tops mundiais medem forças na piscina de ondas artificiais do complexo Surf Abu Dhabi, localizado na ilha de Hudayriat.
Piscina essa que tem a mesma tecnologia do famoso Surf Ranch, chancela da Kelly Slater Wave Company, e que no passado também já integrou o mapa do circuito mundial de surf.
O mais laureado surfista da história está ligado ao projeto, mas não irá competir neste inédito evento, depois da World Surf League (WSL) ter revelado esta segunda-feira o nome dos wildcards.
No setor masculino, destaque para a atribuição de um convite ao francês Kauli Vaast. Esta será a primeira aparição do campeão olímpico em Paris'2024 em etapas do CT sem ser nos poderosos tubos de Teahupoo, no Taiti, onde também arrecadou a medalha de ouro.
"Este wildcard significa muito para mim. Infelizmente ainda não surfei neste local, mas mal posso esperar para lá estar e viver a experiência", diz o goofy gaulês.
Entre os homens, o outro wildcard ficou na posse do indonésio Bronson Meydi, este sim já com alguma experiência do Surf Abu Dhabi.
O coroado campeão mundial Júnior da WSL no início do ano fará a sua estreia em eventos da divisão máxima do surf mundial. "Estou entusiasmado para aprender e ganhar o máximo de experiência possível", afirmou.
Nota ainda para o havaiano Ian Gentil e o brasileiro Mateus Herdy que serão os substitutos dos lesionados Gabriel Medina e Crosby Colapinto. Herdy, que nos últimos anos tem lutado pelo qualificação para o CT, competirá na elite mundial fora das Américas pela primeira vez.
Por sua vez, no campo das senhoras, o wildcard disponível foi concedido à australiana e antiga top mundial Macy Callaghan.
"Estou super entusiasmada com esta oportunidade. Já competi por diversas vezes no Surf Ranch. É uma experiência diferente. Existe muita pressão. Por isso será bom voltar a experienciar novamente essas sensações. Já não compito desde o evento da Challenger Series que venci em outubro último no Brasil", referiu a ex-campeã mundial Júnior da WSL.
A somente quatro dias do início da prova, a WSL também já divulgou a lista de baterias, ainda que não tenha anunciado o formato da competição asiática.
No heat draw, menção no lado feminino para o esperado retorno da francesa Johanne Defay, ausente do Pipe Pro para curar pequenas lesões, e para a inclusão da antiga bicampeã do mundo Tyler Wright.
A atua líder da hierarquia mundial, fruto de ter conquistado o Pipe Pro, viaja até um país com legislação muito apertada para a comunidade LGBT, da qual a surfista australiana pertence, sendo assumidamente bissexual.
A situação gerou polémica junto da 'entourage' de Tyler, nomeadamente da sua companheira, com críticas públicas aquando do anúncio do calendário para 2025.
Heats ronda 1 feminina:
HEAT 1: Brisa Hennessy (CRC) vs. Lakey Peterson (USA) vs. Bella Kenworthy (USA)
HEAT 2: Caroline Marks (USA) vs. Isabella Nichols (AUS) vs. Luana Silva (BRA)
HEAT 3: Caitlin Simmers (USA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW) vs. Macy Callaghan (AUS)
HEAT 4: Molly Picklum (AUS) vs. Johanne Defay (FRA) vs. Vahine Fierro (FRA)
HEAT 5: Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Gabriela Bryan (HAW) vs. Sally Fitzgibbons (AUS)
HEAT 6: Tyler Wright (AUS) vs. Sawyer Lindblad (USA) vs. Erin Brooks (CAN)
Heats Ronda 1 masculina:
HEAT 1: Jake Marshall (USA) vs. Connor O'Leary (JPN) vs. Edgard Groggia (BRA)
HEAT 2: Barron Mamiya (HAW) vs. Miguel Pupo (BRA) vs. Jackson Bunch (HAW)
HEAT 3: Jack Robinson (AUS) vs. George Pittar (AUS) vs. Ian Gentil (HAW)
HEAT 4: Ethan Ewing (AUS) vs. Matthew McGillivray (RSA) vs. Mateus Herdy (BRA)
HEAT 5: Griffin Colapinto (USA) vs. Imaikalani deVault (HAW) vs. Kauli Vaast (BRA)
HEAT 6: Italo Ferreira (BRA) vs. Joel Vaughan (AUS) vs. Bronson Meydi (INA)
HEAT 7: Yago Dora (BRA) vs. Cole Houshmand (USA) vs. Samuel Pupo (BRA)
HEAT 8: Jordy Smith (RSA) vs. Seth Moniz (HAW) vs. Deivid Silva (BRA)
HEAT 9: Rio Waida (INA) vs. Ryan Callinan (AUS) vs. Alejo Muniz (BRA)
HEAT 10: Filipe Toledo (BRA) vs. Ian Gouveia (BRA) vs. Marco Mignot (FRA)
HEAT 11: Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Kanoa Igarashi (JPN) vs. Alan Cleland (MEX)
HEAT 12: Joao Chianca (BRA) vs. Ramzi Boukhiam (MAR) vs. Liam O'Brien (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram