Em conferência de imprensa realizada nesta tarde de quinta-feira no espaço da Boardriders Quiksilver, na Ericeira, foi revelado o calendário da Liga MEO Surf versão 2025, competição que define os títulos máximos (masculino e feminino) do surf português.
Num ano em que celebra a 15.ª edição, a Liga MEO Surf terá mais uma vez cinco etapas em agenda, assentando arraiais na meia dezena de destinos que visita desde 2022, incluindo a visita a águas insulares.
Desta forma, os melhores surfistas do país começam a nova campanha entre os dias 28 e 30 de março na Figueira da Foz, seguindo-se as passagens pelo Porto, Ericeira e Ribeira Grande, no arquipélago dos Açores.
O epílogo da temporada acontece mais uma vez em Peniche, na Capital da Onda, entre os dias 24 e 26 de outubro.
"Temos uma estrutura idêntica à do ano passado. Neste momento, acreditamos que estamos com um equilíbrio geográfico muito interessante. Obviamente que dentro das cinco etapas que são possíveis fazer, desde agenda dos surfistas a razões financeiras, não conseguimos ir a todos os cantos de Portugal. Porém, acreditamos que temos uma solução bastante boa e que cobre o território português de forma sólida", referiu Francisco Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Surfistas (ANS), durante a conferência de imprensa.
O calendário pode ser o mesmo pela quarta temporada consecutiva, mas a Liga MEO Surf versão 2025 vai contar com algumas novidades.
Desde logo, está a associação da Liga MEO Surf à conhecida marca de surfwear Quiksilver. Esta nova ligação surge através de convite que serão atribuídos aos líderes dos rankings nacionais após quatro etapas para participarem no Quiksilver Fest, competição que reúne alguns nomes de relevo do surf mundial e que tem lugar entre os meses de setembro e outubro em Hossegor, França, um dos principais palcos do surf europeu.
Por sua vez, também a marca de combustíveis Prio junta-se à competição com o prémio Prio Best Wave, que distinguirá a melhor onda surfada de todas as etapas.
Além da luta pelos títulos nacionais, haverá novamente a disputa pela já histórica Allianz Triple Crown, sub-troféu que premeia os melhores surfistas no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. "É quase como se fossemos à procura de um sub-campeão nacional", referiu o presidente da ANS.
Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot são os campeões nacionais em título e estiveram presentes na conferência de imprensa.
"Entro em cada campeonato para dar o máximo. Não gosto de perder nem a feijões. Sempre que tiver a oportunidade de competir nas etapas da Liga MEO Surf o meu objetivo passará por mostrar o meu melhor surf. O sexto título ficaria bem", confidenciou Teresa Bonvalot.
Já Gui disse: "Qualquer surfista olha para a Liga MEO Surf como uma competição benéfica. É difícil permanecer no top 10 nacional, pois todos os adversários são complicados. Temos o Francisco Ordonhas, o Afonso Antunes e agora o Jaime Veselko já a morder os calcanhares. Qualquer um pode ser campeão nacional. Quero muito voltar a conquistar o título."
Presentes na conferência de imprensa, estiveram igualmente dois jovens valores do surf português: Francisco Ordonhas, de 19 anos, e Gabriela Dinis, de 20 anos.
"Nestes últimos dois anos tenho obtido resultados bons e outros menos bons que às vezes não permitem chegar um bocadinho mais longe. Quero trabalhar na consistência durante este ano e ver se consigo alcançar o primeiro lugar", confidenciou Gaby.
"O ano passado não comecei a muito bem e fiquei um pouco desmotivado. No entanto, depois fui ganhando alguma concentração e mantendo a consistência. A parte mais importante do último ano foi não duvidar do que seu capaz", disse Francisco Ordonhas, atual campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL).
“Estamos de volta com a missão nobre de celebrar e contribuir para evolução dos melhores surfistas portugueses. Na Liga MEO Surf é feito o exame final, onde os mais experientes confrontam-se frente a frente com os ‘upcomers’ que ambicionam também serem referências tanto no surf como no desporto em geral", concluiu Francisco Rodrigues.
Calendário Liga MEO Surf 2025:
Liga #1 – 28 a 30 de Março – Allianz Figueira Pro
Liga #2 – 25 a 27 de Abril – Somersby Porto Pro
Liga #3 – 16 a 18 de Maio – Allianz Ericeira Pro
Liga #4 – 13 a 15 de Junho – Allianz Ribeira Grande Pro
Liga #5 – 24 a 26 de Outubro – Bom Petisco Peniche Pro
Campeões Nacionais nos últimos 5 anos:
2024 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2023 – Joaquim Chaves e Francisca Veselko
2022 – Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram