Os Açores vão receber 10 milhões de euros para ajudar a implementar o projeto de alargamento das áreas marinhas protegidas e para apoiar a reestruturação do setor das pescas, segundo um memorando de entendimento assinado na ilha do Faial na última terça-feira.
"O programa Blue Azores será apoiado com um financiamento para a sua implementação de, pelo menos, 10,4 milhões de dólares (10 milhões de euros), que serão investidos nos próximos cinco anos", realçou o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro (PSD).
O governante falava após a cerimónia de assinatura do memorando, que também juntou representantes da Fundação Oceano Azul e da Waitt Foundation, com sede em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.
Segundo o chefe do executivo açoriano, este financiamento permitirá à região a "implementação efetiva" da rede de áreas marinhas protegidas, que passou a abranger 30% do mar dos Açores, na sequência da aprovação, em outubro de 2024, de um decreto regional que criou a "maior rede de áreas marinhas protegidas do Atlântico Norte", com mais de 287 mil quilómetros quadrados.
"Os objetivos principais deste novo memorando de entendimento passam também por apoiar uma estratégia de reestruturação das pescas, para um setor que seja eficiente e competitivo, garantindo a exploração sustentável dos recursos marinhos e o equilíbrio socioeconómico dos seus profissionais", adiantou José Manuel Bolieiro.
O Governo dos Açores pretende também aproveitar parte dos 10,4 milhões de dólares de investimento externo na criação de um mecanismo que garanta a "sustentabilidade financeira", a longo prazo, do Parque Marinho dos Açores.
Desses 10,4 milhões de dólares, 5 milhões (4,8 milhões de euros) são financiados pela Waitt Foundation, 2,7 (2,6 milhões de euros) pela Fundação Oceano Azul e os outros 2,7 pela Blue Nature Aliance.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram