Dois big riders portugueses marcaram presença na edição de 2024/2025 do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, evento especial de tow-in.
Nas ondas grandes da emblemática Praia do Norte, a participação lusa teve desfechos bem diferentes. Nic von Rupp venceu pela segunda vez em termos coletivos, fazendo equipa com o francês Clement Roseyro.
Já o jovem António Laureano foi novamente bafejado pelo infortúnio, o que sucedeu nas três aparições (!) que já teve na prova nazarena. Depois da lesão de Justine Dupont na estreia em 2022 e ter-se magoado no warm-up de 2024, novo azar.
Fazendo equipa com a estreante Laura Crane, convidada para substituir a vigente recordista mundial do Guinness e agora retirada Maya Gabeira, Laureano voltou a não fazer uma participação completa. Uma verdadeira malapata que teima em persistir.
O motivo de mais uma presença a meio gás prendeu-se com a lesão sofrida (fratura do pé direito) pela britânica Laura Crane, de 30 anos, na primeira e única bateria em que a dupla conseguiu participar.
"Coloquei a Laura numa direita. Fez uma boa primeira linha e na segunda apanhou um ressalto no qual as quilhas soltaram-se. O pé atrás ficou preso no strap e acabou por torcer esse mesmo pé, ficando logo super inchado. A Laura ainda tentou pilotar o jet ski, mas estava com muitas dores, tendo ido direta para o hospital", contou António Laureano em conversa com os jornalistas após a conclusão da competição.
Apesar do sucedido, António ainda conseguiu surfar, plasmando quatro performances. A melhor onda valeu 6,40 pts.
"Consegui surfar um bocadinho e fazer uma onda boa, mas podia ter sido melhor. Infelizmente, mais uma vez, não consegui demonstrar o meu surf."
Visivelmente desiludido, o goofy de 22 anos não esconde que "estava preparado para mais", pois esteve "bastante tempo a treinar". Treinos na arena nazarena "todos direcionados para o campeonato" ao longo da temporada que caminha para o fim.
Porém, a Praia do Norte voltou a não ser amiga do jovem big rider português. Em termos coletivos, depois de competir apenas num heat, a dupla António Laureano e Laura Crane ficou no fim da tabela, ocupando o 12.º posto, com 12,18 pts de pontuação combinado.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram