Já é conhecido o dono da 15.ª vaga do quadro principal da 11.ª edição do Capítulo Perfeito , evento especial de tubos a realizar em Carcavelos, no melhor dia de ondas do inverno português.
O lugar ficou na posse do jovem Santiago Graça. Esta quinta-feira, nos cilindros da Praia de Carcavelos, o tube rider de 19 anos venceu os trials realizados em memória de Dapin e promovidos pela União das Freguesias de Carcavelos e Parede.
A prova de triagem contou com a presença de oito surfistas locais do mais famoso beach break lisboeta: Santiago Graça, João Kopke, João Moreira, Bruno Mendonça, Salvador Vala, António Carvalho 'Lacrau', Miguel Kilford e Francisco Mittermayer.
Numa final atípica à qual a organização decidiu dar a duração de uma hora, proporcionando aos surfistas a oportunidade de desfrutar em pleno das condições clássicas verificadas em Carcavelos, Santiago Graça superiorizou-se com a pontuação combinada de 13,25 pts em 20 possíveis. Antes, já tinha vencido a primeira meia-final. A recompensa do intenso treino tubular que tem levado a cabo.
Santiago Graça em ação
André Carvalho
“Comecei a final da melhor forma, com duas ondas que me fizeram quase o heat inteiro. Foi uma sessão de surf incrível. Uma hora da bateria é o melhor que se pode pedir em condições como estas. Passei os últimos meses no Havai e também em Portugal a preparar-me para isto: só a treinar tubos. Acabou por dar resultado. Agora é manter a forma para o evento principal”, referiu Santiago, que procurará repetir a proeza protagonizada pelo conterrâneo Tiago Stock em 2024: vencer os trials e depois o evento principal.
No segundo lugar ficou João Kopke (12,25 pts). O recordista de participações nos trials do Capítulo Perfeito voltou a ficar à porta do quadro principal, sendo vice-campeão da prova de triagem pela quarta vez consecutiva.
Francisco Mittermayer (10,40 pts) e João Moreira (4,20 pts) ficaram com a terceira e quarta posições, respetivamente.
Pódio Finalistas
André Carvalho
Realizados os trials, está apenas por conhecer o nome de um dos 16 surfistas que vão vestir a licra de competição no Capítulo Perfeito versão 2025.
A vaga por definir está reservada a uma das novidades desta edição, o wildcard performance. Este convite será dirigido a um surfista internacional que esteja em destaque em ondas tubulares durante o longo período de espera da 11.ª edição: de 11 de janeiro a 11 de março.
Segundo a organização, o nome deste atleta apenas será revelado após ser o dado o call para o campeonato.
Lista de surfistas:
Aritz Aranburu (ESP) Balaram Stack (EUA) Bruno Santos (BRA) Clay Marzo (HAV) Craig Anderson (AUS) João Guedes (PT) João Maria Mendonça (PT) Miguel Blanco (PT) Nic von Rupp (PT) Noa Deane (AUS) Noah Beschen (HAV) Pedro Boonman (PT) Rob Machado (EUA) Santiago Graça (PT) Tiago Stock (PT)
Wildcard Performance (a anunciar) Surfistas portugueses substitutos (por ordem)
Guilherme Fonseca Martim Carrasco Martim Fortes Guilherme Ribeiro António Cardoso Luís Perloiro
Heat especial feminino
Camila Cardoso Francisca Veselko Mafalda Lopes Yolanda Hopkins
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram