Em plena época de ondas grandes, eis que surge uma notícia de todo inesperada. A brasileira Maya Gabeira vai encerrar a sua carreira no final da presente temporada.
Aos 37 anos de idade, completa 38 primaveras em abril próximo, a atual recordista mundial do Guinness da maior onda surfada por um mulher prepara-se para dar um novo rumo à sua vida.
O anúncio de Maya, que apanhou todos de surpresa, surgiu na primeira pessoa através de publicação na sua conta oficial na rede social Instagram.
"Este é o meu último mês na Nazaré e estou a curtir cada momento. Não há nada como acordar e pensar: esta pode ser a última vez que vejo ondas como estas", referiu.
Para trás, ficam 20 anos dedicados a uma atividade extrema, no qual a big rider do país irmão viveu de tudo.
"Foram 20 anos a surfar ondas gigantes. Não tenho arrependimentos. Sei que escolhi a carreira certa. Tive tantas oportunidades incríveis no meu caminho e sou muito grata. Estou finalmente pronta para afastar-me do surf profissional, do surf de ondas grandes e encontrar alguma outra coisa. Cumpri o meu propósito", começou por dizer.
"Quando comecei esta vida era impensável que uma mulher competisse com um homem, que uma mulher fosse surfar a maior onda do ano entre homens e mulheres, que a Nazaré existisse, que existissem recordes mundiais para mulheres. Tanta coisa mudou. Há tantas mulheres hoje em dia. Sou muito orgulhosa e honrada por ter feito parte da transformação desta indústria, deste desporto e deste estilo de vida", analisou Maya Gabeira.
"Vivi em muitos países. Basicamente é como se o inglês fosse a minha primeira língua nesta altura. Aprender diferentes línguas, aprender diferentes culturas, diferentes trabalhos, de escritora a ativista. Vou continuar a fazer muitas dessas coisas", assegura.
Em relação ao futuro, a experiente big rider confidencia: "Agora, estou pronta para seguir em frente, continuar a servir e levar uma vida com propósito. Espero impactar mais a vida das pessoas. Acho que é para isso que estou aqui. Afasto-me do surf a sentir-me tão livre, com a mente tão livre e o coração tão completo."
Filha de um político, Fernando Gabeira, Maya iniciou-se no surf aos 13 anos no Rio de Janeiro.
Ainda muito nova, rumou ao Havai, a meca do surf mundial, onde começou a dedicar-se ao surf de ondas grandes, no qual constituiu-se como uma das referências da afirmação feminina, puxando os limites e mostrando o caminho a outras mulheres nesta atividade tão extrema.
Com uma carreira recheada de distinções (arrecadou vários prémios), a Nazaré está intimamente ligada à sua carreira profissional, nos bons e maus momentos.
Em 2013, na Praia do Norte, a big rider sul-americana sofreu um violento wipeout que quase lhe roubou a vida.
Maya recuperou desse grave acidente para, na mesma praia, estabelecer por duas vezes o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher.
O último máximo mundial (22,4 metros) data de fevereiro de 2020 aquando da realização do evento especial de tow-in. Evento esse no qual, nas duas últimas edições, Maya Gabeira venceu a categoria feminina.
Este inverno, caso o Nazaré Big Wave Challenge seja disputado, Maya terá a oportunidade de lutar por nova vitória e concluir com chave de ouro uma carreira ímpar.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram