No último sábado, centenas de voluntários marcaram presença numa grande operação de limpeza das praias de Bali depois das chuvas das monções terem provocado uma das maiores acumulações de resíduos plásticos nesta ilha indonésia.
A organização não-governamental (ONG) Sungai Watch descreveu o fenómeno como a pior poluição plástica alguma vez registada nas praias de Bali.
“Nunca vimos uma tal acumulação de resíduos de plástico, com um metro de altura, no areal”, afirmou o fundador da ONG ambiental, Gary Bencheghib.
“Em apenas seis dias de limpeza, recolhemos 25 toneladas, o que constitui um recorde para nós”, acrescentou, citado pela agência francesa AFP.
Na Praia de Kedonganan, no sul da ilha, copos de plástico vazios, palhinhas, talheres e sacos de café estavam espalhados pela areia, misturados com restos de plantas e madeira.
Cerca de 600 voluntários, incluindo residentes locais, trabalhadores de hotéis e turistas, enfrentaram uma manhã chuvosa para recolher o lixo à mão, enchendo centenas de sacos grandes.
De acordo com uma avaliação, “a maioria destes resíduos de plástico provém geralmente das cidades de Java, a ilha mais populosa da Indonésia”, disse Gary Bencheghib.
A Indonésia é um dos maiores contribuintes mundiais de poluição plástica e detritos marinhos, sobretudo quando as chuvas de monção e os ventos transportam montanhas de resíduos das zonas urbanas e dos rios para o oceano.
Alguns dos resíduos são arrastados ao longo de centenas de quilómetros, com o fenómeno a acentuar-se entre novembro e março, antes de darem à costa nas praias de Bali.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram