O Onyria Quinta da Marinha Hotel, em Cascais, foi palco na manhã desta terça-feira da apresentação da 11.ª edição do Capítulo Perfeito, evento especial que incide sobre a manobra rainha do surf, o tubo.
Pela quinta edição consecutiva, a prova será disputada no mais famoso beach break lisboeta, a Praia de Carcavelos.
Entre as novidades apresentadas em conferência de imprensa, o maior destaque vai para a realização pela primeira vez de uma bateria 100% feminina na competição.
A ter lugar entre as meias-finais e a final, o heat especial juntará quatro surfistas portuguesas com apetite tubular, duas delas antigas campeãs nacionais de surf: Yolanda Hopkins e a local Francisca Veselko, que terão a companhia de Mafalda Lopes e Camila Cardoso.
Desta forma, a organização liderada por Rui Costa volta a apostar forte no setor feminino, depois da estreia da primeira mulher em competição na edição passada, cortesia de Kika Veselko.
"Esperamos que sirva de incentivo ao surf feminino em Portugal para procurar e melhorar neste tipo de ondas, como aconteceu nos últimos anos com a New Generation", mencionou 'Twiga'.
Outra importante novidade e também inédita é a atribuição de um wildcard performance, que premiará um surfista internacional que tenha estado em destaque em ondas tubulares durante o longo período de espera da 11.ª edição: de 11 de janeiro a 11 de março. Segundo a organização, o nome deste atleta apenas será revelado após ser o dado o call para o campeonato.
O tube rider em causa irá juntar-se a mais 15 surfistas. Esta terça-feira foi igualmente apresentada a lista de surfistas convidados, composta por oito estrangeiros e cinco portugueses.
Do lado internacional, salienta-se novamente a inclusão de um nome grande do surf mundial, o norte-americano Rob Machado. Em 2023, na sua primeira aparição no Capítulo, o antigo vice-campeão do mundo de surf e colega de geração do lendário Kelly Slater roçou a vitória, alcançando o segundo lugar.
O plantel internacional é ainda composto por dois ex-vencedores do Capítulo Perfeito: o brasileiro Bruno Santos (2015) e o basco Aritz Aranburu (2016 e 2022). O norte-americano Balaram Stack, o australiano Craig Anderson, os havaianos Noa Beschen, filho de Shane Beschen, Clay Marzo e Noa Deane completam a lista.
Capítulo Perfeito 2025 - Vídeo de Lançamento
Quem também já está confirmado na 11.ª edição do Capítulo Perfeito são os portugueses Miguel Blanco, João Maria Mendonça, Pedro Boonman e Nic von Rupp, recordista de triunfos (2013, 2014 e 2023).
Na tropa lusa, está também assegurada a presença de Tiago Stock via wildcard, pois trata-se do campeão em título da prova . Em 2023, 'Tigre' surpreendeu tudo e todos ao vencer os trials e mais tarde o evento principal, suplantando alguns dos melhores especialistas do mundo na arte de meter para dentro.
Desta forma, está por definir o nome de três dos 16 surfistas que vão a jogo nos cilindros de Carcavelos.
Paralelamente ao mencionado wildcard performance, tal como em anos anteriores, o público é novamente chamado a escolher quem deseja ver dentro de água, mas agora em menor escala.
Através de votação online que abriu esta terça-feira e prolonga-se até sábado, dia 11 de janeiro, público vai escolher um surfista português entre sete nomes: Martim Fortes, António Cardoso, João Guedes, Martim Carrasco, Luís Perloiro, Guilherme Fonseca e o vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro.
O eleito pelo público será conhecido na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, pelas 11h55 no Grande Jornal da Sport TV+, estação televisiva que mais uma vez irá transmitir a competição.
O derradeiro lugar em aberto será arrecadado pelo vencedor do trials, novamente a disputar em memória de 'Dapin' e promovidos pela União de Freguesias de Carcavelos e Parede.
Destinado a surfistas locais, os trials contam com a participação de oito competidores: João Moreira, Tomás Valente, João Kopke, Bruno Mendonça, Salvador Vala, Santiago Graça, Lourenço Sousa e António 'Lacrau' Carvalho'.
Por último, mas não menos importante, a organização da prova anunciou um incremento de 10 mil euros do prize money face à última edição, passando o bolo total ser de 50 mil euros.
Menção ainda para o troféu especial Ricardo dos Santos Atitude, que mais uma vez irá distinguir o surfista mais destemido e comprometido de todo o campeonato.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram