Estamos cada vez mais perto da abertura da janela de espera do Mundial Júnior da World Surf League (WSL), que atribuirá os títulos mundiais de surf da categoria referentes a 2024.
Pela primeira vez na história, a competição vai desenrolar-se nas Filipinas. Neste país asiático, a ação terá lugar em The Point, direita localizada na Praia de Urbiztondo, na cidade de San Juan, província de La Union.
Um total de 48 jovens surfistas (24 homens e 24 mulheres) provenientes das diferentes regiões da WSL vão estar em prova.
Dentro deste lote de atletas com idade igual ou inferior a 20 anos, haverá representação portuguesa.
Esta ficará exclusivamente a cargo de Francisco Ordonhas, que garantiu a qualificação para o certame após a histórica conquista do título europeu Pro Júnior no ano passado.
Com o período de espera a começar na próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, prolongando-se até domingo, dia 19 de janeiro, a WSL já revelou o heat draw do evento filipino.
Na ronda 1 masculina, Ordonhas entra em prova na quinta de oito baterias em agenda. O vice-campeão mundial ISA Sub-18 em 2023 vai medir forças com outro surfista europeu, o espanhol Kai Odriozola, e o australiano Lennix Smith.
Apenas o primeiro classificado de cada heat avança diretamente para os oitavos-de-final, já em formato man-on-man. Por sua vez, os restantes competidores serão relegados para a repescagem, onde a derrota ditará automaticamente a eliminação do campeonato do mundo.
Entre os homens, já é certo que haverá novo campeão mundial, com a ausência do norte-americano Jett Schilling.
Neste setor, recorde-se que o luso Vasco Ribeiro alcançou o título mundial em 2014, com a vitória em Ribeira d'Ilhas diante do brasileiro Italo Ferreira.
No lado feminino, onde a portuguesa Francisca Veselko sagrou-se campeã do mundo em 2022, a prodigiosa Sierra Kerr procura ser a primeira surfista a conseguir revalidar o cetro mundial da WSL.
Primeira competição da WSL em 2025, o Mundial Júnior poderá ser acompanhado através da transmissão em direto efetuada no canal de YouTube da entidade norte-americana.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram