Na temporada de ondas grandes de 2023/2024, realizou-se a segunda edição do Mercedes-Benz Nazaré Winter Sessions Awards, concurso de vídeo e fotografia sobre o Canhão da Nazaré e destinado a profissionais, amadores e estudantes da arte.
Na categoria Mercedes-Benz | Nazaré em fotografia, Peter Turansky foi um dos vencedores, tendo arrecadado o terceiro prémio, correspondente a 250 euros.
Em entrevista, o fotógrafo dá-se a conhecer um pouco melhor, fala-nos sobre o trabalho premiado, toda a ligação que possui à Nazaré, entre outros tópicos.
Beachcam (BC) - Como é que nasceu a paixão pela fotografia/vídeo de surf?
Peter Turansky (PT) - Desde que comecei a tirar fotografias a mim próprio. Admirava fotografias de ondas grandes capturadas por outros fotógrafos. Enquanto adolescente, tinha fotografias de Ross-Clarke Jones e Kelly Slater na minha parede. Sendo natural de um país sem costa, era um grande sonho viver a emoção de testemunhar ao vivo as ondas grandes.
BC - A ligação que tens à fotografia/vídeo é profissional ou lazer?
PT - Estou ligado à fotografia há cerca de 10 anos, mais como lazer.
BC - Como é que descobriste as ondas grandes da Praia do Norte?
PT - Descobri por mero acaso quando vi um vídeo do Sebastian Steudtner (ndr: recordista mundial do Guinness), com o farol em primeiro plano e uma onda gigante atrás de si. Fiquei curioso sobre onde é que ficavam estas ondas. Para minha surpresa, não era no Havai, mas sim em Portugal. Como sou europeu, não ficava muito longe em termos de viagem. A minha melhor memória da Nazaré remonta à temporada de 2021/2022. Foi uma a primeira vez que levei a minha mulher para ver a competição da World Surf League (WSL).
BC - O que significa o Canhão da Nazaré para ti?
PT - É um lugar ao qual sinto que preciso de regressar todos os anos.
BC - Em todas estas temporadas, consegues quantificar o número máximo de horas que já tiveste a filmar na Nazaré?
PT - Deve andar à volta das 12 horas por dia, 150 no total, o número máximo de horas que já passei a fotografar na Nazaré.
BC - Durante o inverno, estás toda a temporada na Nazaré ou apenas viajas antes da chegada de um novo swell?
PT - Não passo todo o inverno na Nazaré. Estou apenas presente quando há previsão de ondas grandes. Porém, no futuro, tenho o sonho de viver todo o inverno na Nazaré com a minha mulher.
BC - O que te levou a participar no concurso Mercedes-Benz Nazaré Winter Sessions Awards?
PT - O que me motivou a participar no Nazaré Winter Sessions Awards foi a ambição de estabelecer-me como uma dos fotógrafos que é reconhecido por capturar a essência da Nazaré.
BC - Qual é a história que está por detrás da fotografia premiada?
PT - A história por detrás da minha fotografia vencedora é que a força bruta da água atrai as pessoas, mesmo perante os sinais de alerta.
BC - O que ainda te falta fotografar na Nazaré?
PT - Ainda não tirei a essa fotografia, a foto que todos irão reconhecer.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram