Por influência da depressão Garoe, a semana tem sido marcada pelo mau tempo em Portugal continental, bem como nos arquipélagos dos Açores e Madeira.
Esta quinta-feira, assiste-se a um desagravamento das condições climatéricas, mas o estado do tempo e do mar volta a agravar-se já na sexta-feira.
Como tal, diversos distritos do continente voltam a estar sob aviso amarelo entre sexta-feira e sábado devido à previsão de chuva e agitação marítima forte.
São os efeitos colaterais da tempestade Éowyn, nomeadamente ao nível do mar agitado. Esta tempestade vai atingir fortemente as ilhas britânicas, falando-se mesmo que poderá ser a pior dos últimos 100 anos naquela zona.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou com aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado devido à previsão de chuva.
O IPMA também emitiu aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria por causa da agitação marítima até às 12h00 de hoje e novamente entre as 18h00 de sexta-feira e as 18h00 de sábado.
Também por causa do mar agitado, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso amarelo entre as 18h00 de sexta-feira e as 18h00 de sábado.
A previsão aponta para ondas de noroeste, com quatro a cinco metros de altura.
Também a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 15h00 desta quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com quatro a cinco metros.
Já nos Açores, o IPMA colocou o grupo ocidental (Flores e Corvo) também com aviso amarelo devido à ondulação entre as 18h00 desta quinta-feira e as 00h00 de sexta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram