Na madrugada deste sábado, fez-história nas direitas da Praia de Urbiztondo, na cidade filipina de San Juan, palco do Mundial Júnior da World Surf League (WSL), que atribuiu os títulos da categoria referentes ao ano de 2024.
O indonésio Bronson Meydi e a brasileira e ex-top mundial Luana Silva, ambos de 20 anos de idade, sagraram-se campeões mundiais juniores, conseguindo proezas inéditas para as respetivas nações que representam.
Bronson foi às Filipinas oferecer à Indonésia uma inédita coroa mundial Júnior da WSL. Já Luana, que chegou ao Mundial como wildcard, protagonizou a estreia do Brasil na galeria de campeãs mundiais da categoria. Esta também foi a primeira vez que uma surfista sul-americana arrecadou este título destinado a surfistas com idade igual ou inferior a 20 anos.
Neste dia final, já sem presença lusa após eliminação de Francisco Ordonhas nos 'oitavos', Bronson Meydi deu início a um desempenho de excelência ao derrotar o australiano Lennix Smith nas meias-finais.
No outro embate, o 'aussie' Winter Vincent, que vinha a ser o surfista em maior destaque no certame, deixou pelo caminho o espanhol Dylan Donegan dos Santos, vigente campeão mundial ISA Sub-16.
Desta forma, na final, encontraram-se dois surfistas que deram muito espetáculo durante todo o campeonato com o irrepreensível jogo aéreo, não obstante Bronson até ter necessitado de passar pela repescagem.
Com 35 minutos de duração, o heat decisivo não defraudou as expectativas, tendo sido registadas performances de altíssimo nível no point de Monaliza.
Bronson Meydi sucedeu ao norte-americano Jett Schilling como campeão do mundo após somar 18,80 pts em 20 possíveis, maior pontuação combinada de todo o campeonato, e com direito a nota 10, graças a dois aéreos numa onda.
Por sua vez, Winter Vincent anotou uns também robustos 17,84 pts, mas teve contentar-se com o vice-título mundial. Desfecho decepcionante para o surf australiano que tinha colocado dois surfistas nas meias-finais.
Na prova feminina, Luana Silva começou por bater a australiana Rosie Smart, marcando encontro na final com Kana Nakashio. A nipónica suplantou a peruana Arena Rodriguez, que tinha surpreendido na véspera ao eliminar a prodígio australiana Sierra Kierr, campeã mundial em título.
Ainda que com pontuações mais baixas do que no lado masculino, a final foi muito emocionante na reta final, com sucessivas trocas de liderança. Tudo ficou decidido apenas na última onda surfada, já em cima do toque da buzina.
Momento em que com uma onda de 6,50 pts, a olímpica Luana destronou Kana do primeiro posto para assim arrecadar o título mundial, com 12,23 pts face aos 11,67 da rival do país do sol nascente, que nunca tinha perdido uma bateria nas águas da Praia de Urbiztondo.
Uma conquista muito importante para Luana Silva e que dá um 'boost' motivacional para a nova época, onde o objetivo passa por voltar à elite mundial do suff.
O ano passado, em substituição da consagrada Stephanie Gilmore, Lu foi top mundial, mas deixou o CT devido ao cut de meio da época. Depois, no circuito Challenger Series, ficou à beira da requalificação.
Resultado final feminina:
1ª Luana Silva (BRA) 12.23
2ª Kana Nakashio (JPN) 11.67
Resultado final masculina:
1º Bronson Meydi (INA) 18.80
2º Winter Vincent (AUS) 17.84
Resultados meias-finais femininas:
HEAT 1: Luana Silva (BRA) 12.50 DEF. Rosie Smart (AUS) 8.94
HEAT 2: Kana Nakashio (JPN) 14.43 DEF. Arena Rodriguez (PER) 7.40
Resultado meias-finais masculinas:
HEAT 1: Winter Vincent (AUS) 17.16 DEF. Dylan Donegan Dos Santos (ESP) 11.43
HEAT 2: Bronson Meydi (INA) 16.80 DEF. Lennix Smith (AUS) 15.44
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram