É a notícia que marca o defeso no surf de competição a nível internacional. Na semana passada, o brasileiro Gabriel Medina lesionou-se com gravidade no peitoral esquerdo durante uma sessão de free surf em Maresias, na sua terra natal.
Depois de submetido a uma intervenção cirúrgica, que decorreu sem problemas, o três vezes campeão do mundo de surf tem pela frente um longo período de paragem.
Assim, o atual campeão mundial ISA deverá falhar parte ou mesmo a totalidade da temporada de 2025 do circuito mundial de surf, que arranca nos tubos de Pipeline, no Havai, no final do presente mês de janeiro.
Esta aparente indefinição quanto ao futuro de Medina faz com que ainda não se saiba quem tomará em breve o seu lugar na elite mundial do surf.
A conhecida e sempre bem informada 'Stab' cita fonte da World Surf League (WSL) para explicar os cenários que estão em cima da mesa.
Neste momento, existem dois surfistas para uma vaga que ficou em aberto, com estes a terem o destino nas mãos do consagrado surfista brasileiro. São eles, o mexicano Alan Cleland e o havaiano Ian Gentil.
Caso Gabriel tome a decisão de falhar toda a temporada, o seu lugar ficaria na posse do compatriota Samuel Pupo em virtude de ter sido o primeiro surfista que em 2024 ficou abaixo do cut de meio da temporada.
Porém, como o mano de Miguel Pupo conseguiu a requalificação via Challenger Series 2024, a vaga tem como destino o mexicano e olímpico Alan Cleland.
Isto em virtude do competidor de 22 anos ter sido o primeiro surfista não qualificado para o CT 2025 via Challenger Series, fechando o último ano no 11.º posto do ranking.
Por outro lado, caso Medina decida somente falhar algumas etapas e ambicione regressar à competição ainda em 2025, o seu substituto seria o havaiano Ian Gentil, vencedor do prémio de rookie do ano em 2023.
A escolha recairia sobre Gentil, pois foi o segundo surfista a ficar abaixo do cut de meio da temporada em 2024. O primeiro foi Samuel Pupo, que conforme mencionado é novamente top mundial.
Uma coisa é certa: seja Alan Cleland ou Ian Gentil, um destes nomes ao participar em etapas do CT poderá desde logo lutar pela requalificação para a temporada de 2026.
Para tal consumar-se, necessitam de ficar acima do cut, que este ano só acontecerá após sete eventos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram