Pela primeira vez, a edição de 2024 do Vans Pipe Masters teve dois dias consecutivos de competição. Na sexta-feira 13, houve ação na onda rainha do surf mundial, naquele que foi um dia de sorte para quatro mulheres, pois asseguram lugar na grande final.
Tal como na véspera, a jornada foi longa com 15 baterias na água, correspondentes à ronda 2 masculina e à ronda 3 feminina, sendo que devido ao deteriorar das condições em Pipe as mulheres apenas vestiram a licra de competição após votação favorável entre as atletas.
As quatro finalistas são surfistas com muito apetite para viajar em tubos, particularmente em Pipeline: as havaianas Moana Jones-Wong e Bettylou Sakura Jonhson, a norte-americana e campeã mundial Caitlin Simmers e a prodígio canadiana Erin Brooks, que em 2025 será estreante no circuito mundial de surf.
Após três rondas, a intitulada 'Rainha de Pipeline', Moana Jones-Wong, assegurou o primeiro posto do leaderboard, com 61,80 pts em 90 possíveis na soma das três melhores ondas efetuadas.
Na derradeira ronda, a campeã em título do evento voltou a mostrar toda a sua conexão com a famosa onda do North Shore da ilha havaiana de Oahu, fazendo um tubo para Pipe de 26,00 pts em 30 possíveis.
Moana, que também já venceu a etapa de Pipeline do CT, é naturalmente a grande candidata à vitória na final, cuja classificação será definida com a soma das duas melhores ondas.
No segundo posto ficou Bettylou Sakura Jonhson (56,90 pts), secundada por Caitlin Simmers (49,80 pts), que é a atual campeã da etapa de Pipe do CT.
O lote de finalistas ficou fechado com a jovem Erin Brooks (42,60 pts), de 17 anos, que levou a melhor no despique com a sul-africana Sophie Bell (42,30 pts) e a também promissora australiana Sierra Kerr (34,60 pts), que entrou para a decisiva ronda 3 em zona de qualificação para a final.
Entre os homens, os irmãos Ivan (58,30 pts) e Nathan Florence (57,10 pts) brilharam e tomaram de assalto as duas primeiras posições do leaderboard.
Na terceira posição está agora o big rider Billy Kemper (53,30 pts), enquanto o mexicano Alan Cleland (53,00 pts), que no dia anterior tinha sido surpreendido ao ser o surfista mais forte, caiu para o quarto lugar.
À espreita de entrar no top 4, estão Mason Ho e Legend Chandler, que com 17 anos é o mais jovem surfista do quadro masculino.
Nesta fase, Cleland e o norte-americano Cam Richards (10.º) são os únicos surfistas não havaianos a figurarem no top 10.
Nota final para Jamie O'Brien que após um arranque de competição discreto fez agora a melhor onda de toda a prova até ao momento, com um bonito tubo para Pipe de 27,20 pts.
O localíssimo JOB, que possui o também free surfer Ben Gravy como caddy, está no 12.º lugar do leaderboard e segue na luta por um lugar na grande final.
Final essa que a julgar pelas previsões só deverá ocorrer na próxima semana, numa altura em que faltam disputar uma dúzia de heats para a conclusão do Vans Pipe Masters versão 2024. A janela de espera encerra a 20 de dezembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram