Depois do CT, também a segunda divisão do surf mundial já tem calendário definido para o próximo ano.
Esta quinta-feira, em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou o roteiro do circuito Challenger Series, onde estarão em disputa 17 vagas (10 no setor masculino e 7 no feminino) para o CT de 2026.
Como já acontece desde a edição inaugural deste competitivo circuito, a Ericeira marca novamente presença num calendário onde há a redução de uma etapa em relação a 2024, pelo que somente serão realizados meia dezena de eventos.
A etapa portuguesa, que tem como palco as direitas de Ribeira d'Ilhas, será novamente a penúltima do ano, desempenhando um papel fundamental nas apertadas contas da qualificação mundialista.
O período de espera é de 29 de setembro a 5 de outubro no campeonato que este ano consagrou o brasileiro Samuel Pupo e a australiana Sally Fitzgibbons.
Devido ao facto do cut no circuito mundial de surf surgir mais tarde, a Challenger Series versão 2025 não arrancará no final de abril, mas sim no início de junho.
À semelhança dos últimos anos, tudo vai começar na Austrália, que passa a contar apenas com um evento ao invés de dois.
Saem Snapper Rocks, que regressou ao calendário do CT, e Sydney, entrando o já anunciado estreante Surfest Newcastle, a realizar nas ondas de Merewether Beach entre os dias 2 e 8 de junho.
Depois, tudo igual à última campanha. Seguem-se etapas em Ballito, na África do Sul, e Huntington Beach, nos Estados Unidos da América.
A já mencionada Ericeira recebe a quarta etapa. Menos de uma semana após a visita a Portugal, Saquarema, no Brasil, volta a encerrar a temporada, com o evento de todas as decisões.
Por etapa, as provas da Challenger Series vão ter mais uma vez em ação 80 homens e 48 mulheres, provenientes do cut do CT e dos diferentes circuitos QS regionais da WSL.
Em 2025, aumenta o número de vagas de acesso ao CT no setor feminino, passando de cinco para sete. Tudo porque para 2026 a WSL já anunciou um aumento do elenco mundialista entre as senhoras.
Neste momento, Portugal já tem dois surfistas com lugar confirmado na Challenger Series de 2025. No setor masculino, Frederico Morais está qualificado em virtude de ter pertencido ao CT em 2024, tendo sido vítima do corte.
Com vaga assegurada, está igualmente Yolanda Hopkins, depois de ter fechado a última campanha no oitavo lugar do ranking, acariciando a inédita qualificação para a elite mundial do surf.
Outros nomes podem juntar-se em virtude do desfecho do circuito de qualificação europeu, que termina no primeiro semestre de 2025.
Calendário Challenger Series 2025:
Newcastle, Nova Gales do Sul, Austrália: 2 a 8 de junho
Ballito, KwaZulu-Natal, África do Sul: 30 de junho a 6 de julho
Huntington Beach, Califórnia, EUA: 29 de julho a 3 de agosto
Ericeira, Portugal: 29 de setembro a 5 de outubro
Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 11 a 19 de outubro
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram