Sinergia inédita! Pela primeira vez, o surf e o basquetebol, via duas entidades desportivas norte-americanas de relevo, uniram esforços em prol da sustentabilidade, da preservação dos oceanos e da sua biodiversidade.
A World Surf League (WSL) e a National Basketball Association (NBA) juntaram-se para a iniciativa 'Nets for Change', programa lançado pela NBA em fevereiro de 2024 na Índia.
O projeto levado a cabo entre a liga mundial de surf e a entidade que tutela a mais famosa liga de basquetebol do mundo incide na reutilização de redes de pesca subaquáticas em redes dos cestos de campos de basquetebol em São Paulo.
Para a realização da iniciativa, a WSL divulgou que desde maio de 2024 recolheu das águas da costa brasileira mais de uma tonelada das denominadas 'redes fantasmas'.
O programa também inclui um plano para substituir as redes recicladas, quando necessário.
"Cuidar dos oceanos é algo que está no ADN da WSL. A parceria com a NBA traz a oportunidade de diminuir a presença das maiores vilãs dos oceanos, que são as redes marinhas abandonadas, as ‘redes fantasmas’. A ideia surgiu por meio dos nossos esforços, junto com ONG’s e comunidades de pescadores para resgatar este material e transformar em redes para os cestos de basquetebol”, disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, em comunicado oficial.
“Esta colaboração com a WSL reforça o compromisso da NBA com a conservação ambiental e o empoderamento da comunidade. O Nets for Change não só ajudará a limpar o litoral brasileiro, mas também a revitalizar os campos da comunidade local e a fornecer maior acesso ao jogo”, entende Arnon de Mello, diretor-geral da NBA Latam e Canadá.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram