Está aí a nova temporada de ondas grandes! No dia em que arrancou o período de espera do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge 2024/2025, a World Surf League (WSL) revelou a constituição das nove equipas convidadas para o evento de tow-in que mais uma vez terá lugar nas ondas gigantes da emblemática Praia do Norte.
Desta feita, dois big riders portugueses foram brindados com convite da organização: Nic von Rupp e o jovem António Laureano.
Destaque para a ausência do experiente João de Macedo, que nas últimas edições esteve em competição, tendo na companhia de António Silva dado forma a uma equipa 100% lusa.
Entre os portugueses convidados, Nic von Rupp fará novamente parceria com o gaulês Clement Roseyro, que como estreante foi uma das agradáveis surpresas da edição anterior.
Por sua vez, António Laureano, de 22 anos de idade, reedita a dupla com a brasileira Maya Gabeira. Não obstante estar diminuído fisicamente, Tony ajudou a recordista mundial do Guinness a alcançar o triunfo entre as senhoras na edição transata.
Do alinhamento revelado, destaque naturalmente para a dupla brasileira Lucas Chumbo e Pedro Scooby, que procura obter a segunda vitória consecutiva neste evento especial.
Nota igualmente para a inclusão do Kai Lenny. Plurivencedor da competição com Lucas Chumbo, agora o famoso waterman havaiano surge ao lado do conterrâneo Ian Walsh.
Outro grande destaque é o facto do mítico Garrett McNamara surgir pela primeira vez entre os big riders convidados.
Fazendo equipa com o também experiente Andrew Cotton, G-Mac, de 57 anos, prepara-se para competir na arena onde estabeleceu em 2011 o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada.
Salientar ainda a presença de três mulheres entre os 18 big riders: a já mencionada Maya Gabeira, Michelle des Bouillons e Justine Dupont, que regressa à ação após afastamento devido à maternidade.
Quanto ao formato competitivo, não existem novidades. Cada conjunto vai disputar duas baterias com quarenta minutos de duração, alternando os surfistas entre a prancha e a pilotagem do jet ski durante os heats. Contas feitas, seis baterias serão disputadas durante o dia de prova.
Depois, para se apurar os vencedores, irão ser somadas as duas melhores ondas de cada surfista entre os dois heats surfados. A melhor das duas ondas irá ser contada a dobrar, o que faz com que o potencial máximo de pontuação de cada big rider seja 30 pontos.
Em jogo, estão três prémios: melhor equipa e as melhores performances individuais masculina e feminina.
Lançados os dados, daqui em diante a organização irá monitorizar de perto todos os swells que vão entrar na Praia do Norte, dando o alerta amarelo para o potencial início da prova com 72 horas de antecedência, caso as condições se alinhem de acordo com os padrões de exigência (mínimo 25 pés).
Esse período irá permitir que os surfistas consigam viajar para Portugal a tempo da prova e de ter toda a logística a postos.
Caso se confirmem as condições, o alerta verde será dado com 24 horas de antecedência. O período de espera da prova nazarena tem praticamente cinco meses de duração, prolongando-se até ao dia 31 de março de 2025.
Convidados TUDOR Nazaré Big Wave Challenge:
Team 1: Maya Gabeira (BRA) and Antonio Laureano (POR)
Team 2: Michelle des Bouillons (BRA) and Ian Cosenza (BRA)
Team 3: Justine Dupont (FRA) and Éric Rebière (BRA)
Team 4: Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) and Pedro ‘Scooby’ Vianna (BRA)
Team 5: Clement Roseyro (FRA) and Nic von Rupp (POR)
Team 6: Rodrigo Koxa (BRA) and Vitor Faria (BRA)
Team 7: Rafael Tapia (CHL) and Pierre Rollet (FRA)
Team 8: Kai Lenny (HAW) and Ian Walsh (HAW)
Team 9: Andrew Cotton (GBR) and Garrett McNamara (HAW)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram