Já são conhecidos todos os nomes dos 64 atletas (32 surfistas e 32 bodyboarders) convidados para a nona edição do Lanzarote Quemao Class, evento especial de tubos.
Como já é hábito, a prova a disputar no slab de El Quemao, na costa de La Santa, na ilha canária de Lanzarote terá representação lusa.
Desta feita, entre surf e bodyboard, houve cinco convidados portugueses pela organização: Nic von Rupp, João Mendonça, Miguel Blanco, Ricardo Rosmaninho e Steph Kokorelis.
No evento de surf, o antigo bicampeão nacional Miguel Blanco e João Mendonça repetem a presença da edição transata. Aí, Mendonça foi quem chegou mais longe ao atingir a final conquistada pelo francês Joan Duru, alcançando um honroso terceiro lugar.
Este ano, a dupla conta com a companhia de Nic von Rupp, reputado tube rider (três vezes vencedor do Capítulo Perfeito) e surfista de ondas grandes.
O contingente luso terá pela frente concorrência de peso na arte de entubar. São o caso do campeão em título Joan Duru, o brasileiro Lucas Chumbo, o norte-americano Mason Barnes, os gauleses William Allioti (ex-vencedor do Capítulo Perfeito) e Sam Piter (vice-campeão da edição passada), bem como os bascos Natxo Gonzalez e Aritz Aranburu, antigo top mundial e também um ex-campeão do Capítulo Perfeito.
Já no bodyboard, depois da ausência lusa no ano passado, desta vez os portugueses em prova serão o novo campeão nacional Ricardo Rosmaninho e Steph Kokorelis.
A lista de bodyboarders convidados também é de luxo, com a inclusão de diversos competidores que sabem o que é ser campeão do mundo: o lendário Mike Stewart, Pierre-Louis Costes, Jared Houston, Iain Campbell, Tanner McDaniel, o vigente campeão mundial Armide Soliveres e Amaury Lavernhe, que arrecadou o triunfo em Lanzarote em 2023. Nota ainda para a presença feminina com a canária Teresa Miranda.
A nona edição do El Lanzarote Quemao Class tem o período de espera de 14 de outubro a 30 de março de 2025.
Neste momento, a prova canária encontra-se em alerta laranja, com a organização a monitorizar de perto as condições do mar.
Se uma ondulação com potencial estiver no horizonte será acionado o alerta amarelo que passará a verde, caso seja confirmada a ida para a água da competição tubular.
Mais uma vez, o Quemao Class será disputado em memória de David Infante 'El Fula', malogrado surfista local que perdeu a vida nesta mesma onda a 1 de janeiro de 2009.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram