O QS regional da América do Norte, onde estão em jogo vagas de acesso à Challenger Series do próximo ano, prosseguiu no regressado México, com a realização do Pacifico Surf Open Cerritos.
Pela primeira vez, a Praia de Los Cerritos, em La Paz, recebeu um QS, este com estatuto QS1000 e exclusivamente masculino.
Depois de assistirmos a um surfista mexicano a reinar nos Estados Unidos da América no último verão, com o triunfo de Alan Cleland no histórico US Open of Surfing, agora, ainda que em menor escala, o país do Tio Sam deu o troco.
O californiano Jett Schilling venceu a prova mexicana, naquele que foi o terceiro triunfo do atual campeão mundial Júnior da World Surf League (WSL) em eventos QS, o primeiro no México.
Na última sexta-feira, Schelling levou a melhor numa final 100% norte-americana em águas mexicanas.
O goofy de 21 anos defrontou o compatriota Tara Watanabe, atual comandante do ranking, depois de ambos terem sidos os carrascos dos mexicanos Sebastian Williams e Lucas Cassity nas meias-finais.
O decisivo duelo foi de excelência e bastante equilibrado, com Jett Schelling assegurar a vitória na sequência de uma reviravolta, com uma onda de 9,73 pts, cortesia de um alley-oop.
Assim, Jett somou 17,90 pts em 20 possíveis, suplantando Tara Watanabe por apenas 0,20 pts, com este a registar 17,70 pts e tendo como melhor onda 9,17 pts.
O QS regional da América do Norte está de volta em dezembro. O circuito vai permanecer no México, com uma etapa nos conhecidos tubos de Puerto Escondido, que desde 2019 não recebe eventos da WSL.
O Pacifico Surf Open Puerto Escondido tem o período de espera de 12 a 15 de dezembro, sendo o último evento da WSL no presente ano civil de 2024.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram