É a primeira medalha arrecadada pelo surf adaptado português na nona edição do Mundial ISA de Para Surfing, que decorre até sábado nas ondas de Huntington Beach, no estado norte-americano da Califórnia.
Esta sexta-feira, Camilo Abdula obteve a medalha de prata na final da categoria Stand 1 masculina, tornando-se vice-campeão do mundo pela primeira vez.
Na sua quarta final mundialista consecutiva, o campeão do mundo ISA em 2022 apresentou-se em grande plano, depois de um arranque mais discreto na ronda inaugural.
Numa final muito bem disputada e que foi a primeira da presente edição do Mundial ISA, o atleta sineense somou 14,50 pts em 20 possíveis, ficando a 0,30 pts de nova medalha de ouro, que ficou na posse do nipónico Shingo Kato (14,80 pts), que sucedeu ao brasileiro Roberto Pino como campeão do mundo.
Curiosamente, tanto Camilo Abdula como Shingo Kato tiveram a mesma pontuação na melhor onda efetuada, entrando no patamar da excelência, com 8,17 pts. A diferença estabeleceu nos backups (6,33 pts do português contra 6,63 pts do asiático).
Abdula plasmou a sua melhor onda nos derradeiros minutos da bateria, o que permitiu ascender do terceiro para o segundo posto por troca com o gaulês Maxime Clarkin (11,10 pts), que teve de contentar-se com a medalha de bronze.
Por sua vez, o japonês Suguru Nara teve um desempenho modesto e ficou com a medalha de cobre (4,93 pts).
Para além de Camilo Abdula, Portugal também vai estar representado nas finais do Mundial ISA de 2024 com a jovem Marta Paço, que apenas surfará no sábado, último dia de competição.
Na categoria VI 1 feminina, destinada a atletas invisuais, a vianense de 19 anos procurará o quarto título mundial consecutivo, parecendo bem lançada para essa proeza após sólida estreia a vencer no certame.
No evento norte-americano, a Seleção Nacional contou ainda com a prestação de Afonso Faria, que obteve o nono posto na categoria Prone 2.
As finais da nona edição do Mundial ISA de Para Surfing podem ser acompanhadas através da transmissão em direto da Associação Internacional de Surf (ISA) no seu canal de YouTube ou portal de internet.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram