As ondas da Praia do Marcelino receberam no último fim de semana a segunda etapa do circuito ASCC Caparica Power 2024.
Com organização a cargo da Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC), quatro categorias estiveram em prova (Open, Feminino, Sub-21 e Sub-16), num total de 97 inscritos, que foram brindados com ondas consistentes durante os dois dias de prova.
Na categoria Open, assistiu-se a uma final renhida. Manuel Pirujinho, com o score combinado de 11,63 pts, garantiu a vitória por apenas 0,23 pts, relegando para o segundo posto Namor Cayres (11,40 pts).
A terceira e quarta posições ficaram na posse de Lourenço Alves (10,43 pts) e Pietro Garroux (8,10 pts), respetivamente.
“Este campeonato correu muito bem. Tivemos sempre altas condições e consegui apanhar boas ondas nos meus heats. O pico mudou mais para norte e apanhámos altas direitas. Foi incrível! Nesta final tentei ir descontraído, apanhar as melhores ondas, fazer o meu surf e depois ver como corria. Estou cá na próxima etapa, espero qualificar-me e vencer o Special Event”, afirmou Pirujinho.
Entre as senhoras, na final, Matilde Pinto tomou conta das operações desde o arranque e arrecadou a vitória com a pontuação combinada de 10,67 pts.
Sofia Matos (9,63 pts), Catarina Rocha (7,27 pts) e Mafalda Cunha (6,83 pts) ocuparam a segunda, terceira e quarta posições, respetivamente.
“A minha ideia inicial para esta final era esperar pelas melhores ondas e fazer scores altos. Ultimamente ando a treinar muito para isto mesmo. O 4,50 não foi o melhor backup porque caí numa junção e podia ter melhorado mais. Apanhámos altas ondas com direitas perfeitas. Vou tentar qualificar-me para o Special Event, estes campeonatos têm bom nível de surf e é importante competirmos neles”, considera.
A final da categoria Sub-21 foi também bastante renhida, com Francisco Queimado (12,57 pts) a assegurar o triunfo por somente 0,20 pts, na frente de Miguel Lages (12,37 pts), Tiago Guerra (12,36 pts) e Baltazar Pinto (7,70 pts).
Já na categoria Sub-16, Tiago Guerra redimiu-se da derrota sofrida na final da categoria Sub-21. Com a pontuação combinada de 13,57 pts, Tiago impediu Manuel Pirujinho (12,83 pts) de somar novo triunfo em categoria. Francisco (11,77 pts) e Benjamim Magalhães (9,27 pts) ficaram na terceira e quarta posições, respetivamente.
O circuito ASCC Caparica Power 2024 volta já no próximo fim de semana (23 e 24 de novembro). A terceira e derradeira etapa decide os campeões de cada categoria, bem como os surfistas qualificados para o Special Event, agendado para o fim do mês.
O top 24 de atletas Open, top 16 Feminino, top 3 de Sub-21, top 3 de Sub-16 e dois wildcards terão acesso direto à prova especial que irá novamente encerrar o circuito.
As inscrições para a decisiva terceira etapa estão abertas e podem ser efetuadas AQUI até às 23h59 da próxima quarta-feira, dia 20 de novembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram