Pela terceira ocasião, as ondas de São Jacinto vão receber o Aveiro Bodyboard Invitational, evento especial que reúne alguns dos melhores bodyboarders nacionais e internacionais.
Apresentado na passada segunda-feira no Centro de Congressos de Aveiro, a competição tem organização a cargo da BBoard TV e da Câmara Municipal de Aveiro, apresentando um longo período de espera, com o objetivo de reunir as melhores condições ao nível do mar.
A janela de espera abre no próximo dia 7 de dezembro e fecha a 22 de fevereiro de 2025.
Mais uma vez, o evento, composto por 24 heats, promove o bodyboard mais progressivo. O formato é diferente dos campeonatos disputados durante o ano. Em São Jacinto, as melhores ondas vão determinar quem vai seguir em frente ao longo da jornada e os vencedores finais.
Com 24 bodyboarders no setor masculino e 8 entre as senhoras, um atleta a ser escolhido pelo público, a lista de convidados é encabeçada pelo canário Armide Soliveres, atual campeão mundial da disciplina.
Na prova masculina, menção igualmente para a presença do recém coroado campeão nacional Ricardo Rosmaninho, que está invicto no Aveiro Bodyboard Invitational.
No campo feminino, figuram os nomes da campeã nacional Open Luana Dourado, de 15 anos, bem como de Filipa Broeiro, campeã em título deste evento especial.
“O Aveiro Invitational é, para mim, o campeonato mais esperado do ano. Primeiro porque Aveiro é a terra da minha avó e é muito especial também por isso, mas também pelo sistema de pontuação do campeonato que obriga os atletas a apresentar um bodyboard mais progressivo e de elevado nível técnico. Isto eleva o patamar do espetáculo, sobretudo nas mulheres. Sinto que este campeonato é mais leve, mas também competitivo. Quero divertir-me e ganhar", disse Filipa Broeiro durante a apresentação da prova.
Por sua vez, Rogério Carlos, vice-presidente da autarquia de Aveiro, louvou as virtudes do evento:
"É com muito gosto que temos a terceira edição deste evento que se integra na estratégia da autarquia de potenciar e promover o Centro de Alto Rendimento da praia de Aveiro que é São Jacinto, com uma onda muito própria. Estamos empenhados em promover o CAR, mas também os atletas que têm feito um trabalho fantástico na comunicação deste evento. Uma palavra também para o Nuno Lopes, responsável pela BBoard TV, responsável pela promoção do bodyboard e do surfing e que temos articulado junto dos nossos jovens que temos levado a ter experiências nestes desportos."
Já Nuno Lopes, responsável pela BBoard TV, apontou os objetivos para este Aveiro Bodyboard Invitational:
“Tem sido muito fácil trabalhar com a Câmara de Aveiro e que tem estado desde o primeiro momento no apoio e defesa do desporto e dos atletas e com o recurso ao CAR de Aveiro que tem sido fundamental. Vamos à procura das melhores condições e para isso, esta ferramenta única na competição nacional que é a possibilidade de ter um período de espera que nos permita encontrar o dia ideal para promover o espetáculo e dar aos atletas uma plataforma para apresentarem as suas capacidades. O ADN da prova é apresentar o bodyboard mais progressivo. Teremos atletas de Espanha, França, Brasil, e, novamente, um atleta que esteve cá o ano passado, foi quarto classificado e que, curiosamente, se sagrou campeão mundial há uns meses, o Armide Soliveres. Por isso, o objetivo é fazer cada vez mais e melhor para promover o bodyboard e as ondas de São Jacinto.”
Formato
Masculino (17 heats)
Ronda 1 - Seis heats de 4 atletas
Ronda 2 - Seis heats de 4 atletas
Após a realização destas 2 rondas, somam-se as 3 melhores ondas de cada atleta.
Ronda 3 - Dois heats de 4 atletas (os oito melhores classificados através das Rondas 1 e 2)
Após realização da ronda 3, são apurados os dois melhores de cada heat pela melhor onda.
½ Finais - Dois heats de 2 atletas
Após realização das 1/2 finais, são apurados os finalistas pela melhor onda.
Final - heat de 2 atletas (a melhor onda determina o vencedor)
Feminino ( 7 heats)
Ronda 1 - Dois heats de 4 atletas
Ronda 2 - Dois heats de 4 atletas
Após a realização destas 2 rondas, somam-se as 3 melhores ondas de cada atleta
½ Finais - Dois heats de 2 atletas
Após realização das 1/2 finais, são apuradas as finalistas pela melhor onda.
Final - heat de 2 atletas (a melhor onda determina a vencedora)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram