O ano de 2026 marcará o início de uma nova fase no circuito mundial de surf feminino.
Esta quarta-feira, em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou que em 2026 irá alargar o elenco feminino, passando das atuais 18 surfistas para 24 atletas por etapa.
Diz a entidade liderada por Ryan Crosby que este aumento do número de surfistas em ação visa incrementar as oportunidades para as mulheres competirem ao mais alto nível.
Este novo formato também possui implicações no circuito Challenger Series, com este a qualificar para o CT as sete primeiras surfistas do ranking já em 2025 ao contrário das cinco competidoras que obtinham a tão desejada qualificação desde 2022 até ao presente ano.
Desta forma, em 2026, o CT feminino será composto por 14 surfistas ao quais juntam-se as sete surfistas provenientes da Challenger Series, as duas wildcards de temporada atribuídos pela WSL e a tradicional wildcard por campeonato.
Dentro de dois anos, caso o famigerado cut de meio da época permaneça em vigor, este alargamento também irá possibilitar que um maior número de surfistas escape ao corte, que dita a saída imediata da divisão máxima do surf mundial.
Até 2025, apenas as 10 primeiras colocados do ranking ficam a salvo do cut quando este surge, o que no próximo ano acontecerá após sete etapas disputadas.
Todo um novo cenário que merece aprovação por parte das tops mundiais.
"São grandes noticias. Este é um sinal dos tempos e que reflete a profundidade de talento do surf feminino. Estou impressionada com a progressão e o crescimento do número de mulheres a fazerem surf pelo mundo. O futuro é radiante", considera a australiana e oito vezes campeã do mundo Stephanie Gilmore.
"O surf feminino é tão especial. Quero ver mais e penso que muitas outras pessoas também. Estou ansiosa para ter mais amigas no CT. Penso que o mundo merece ver o quão épico surfam. Estou contente por as surfistas terem mais oportunidades", confidenciou a norte-americana e vigente campeã mundial Caitlin Simmers.
Por sua vez, a 'aussie' Sally Fitzgibbons considera que este é o mais "lógico próximo passo na natural progressão do CT", entendendo que a medida agora anunciada pela WSL é algo que "todos queriam ver".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram