Uma iniciativa promovida pela Associação Limpeza Urbana, em Lagos, debateu soluções que possam transformar o "problema da invasão das algas, numa oportunidade para a sua utilização em recursos úteis".
Investigadores, autarcas e técnicos de ambiente consideram que as algas invasoras que surgem na costa portuguesa “têm um potencial” orgânico que pode ser valorizado com o seu aproveitamento e aplicação em diversas áreas económicas.
O reaproveitamento sustentável da espécie Ruguloptery Okamurae, alga castanha invasora originária do oriente que nos últimos anos tem surgido com maior frequência na costa portuguesa, esteve em debate na última quarta-feira na conferência 'Algas invasoras: Desafio para praias mais limpas'.
A iniciativa promovida pela Associação Limpeza Urbana (ALU) juntou autarcas, investigadores e entidades ligadas ao ambiente, na procura de soluções que possam transformar o "problema da invasão das algas, numa oportunidade para a sua utilização em recursos úteis”.
“Estamos a falar de biomassa como potencial orgânico interessante, de fibras para utilização na indústria têxtil, para alimentação de pecuária ou para outro tipo de utilizações como biotecnologia, biomedicina”, disse aos jornalistas o presidente da ALU.
De acordo com Luís Almeida Capão, as algas “podem ter utilizações várias e serem uma mais-valia económica”, daí haver a necessidade de se “encontrarem soluções para o seu aproveitamento e que sejam soluções para a resolução do problema para as autarquias”.
“Estas algas invasoras, que aparecem na orla costeira, afetam brutalmente a qualidade das praias e constituem um problema para os municípios”, apontou.
Luís Miguel Capão adiantou que a iniciativa para debater o problema “é criar um centro de discussão para aproveitamento e soluções destes problemas, tornando-os numa oportunidade”.
O debate decorreu em Lagos, um dos concelhos algarvios cujas praias têm sido invadidas nos últimos anos pela alga castanha.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram