O sonho continua bem vivo!! A bicampeã europeia Yolanda Hopkins conseguiu esta quarta-feira o apuramento para as meias-finais do Saquarema Pro, sexta e última etapa da Challenger Series de 2024.
Um resultado que permite a Yo continuar em busca da inédita qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
Qualificação essa que será automaticamente conseguida caso Hopkins vença a competição brasileira, que termina esta quarta-feira, ou se atingir a final e a oponente não for a brasileira Luana Silva.
A surfista algarvia atingiu pela primeira vez as meias-finais de uma etapa da Challenger Series após levar de vencida a campeã nacional Teresa Bonvalot, num belo confronto 100% luso entre as duas surfistas que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris'2024.
Determinada, Yolanda Hopkins teve uma forte performance nas ondas do Point de Itaúna, fazendo o score combinado de 15,17 pts em 20 possíveis, tocando mesmo o patamar da excelência com uma onda de 8,17 pts, uma das melhores até ao momento de toda a competição.
Teresa Bonvalot, que tal como Yo, tinha chegada invicta aos quartos-de-final, terminou com a pontuação combinada de 12,00 pts.
Desta forma, Bonvalot concluiu o Saquarema Pro na quinta posição, neste que foi o seu melhor resultado da época no circuito Challenger Series.
A antiga campeã europeia vai terminar o ano abaixo do top 10, pelo que não garante desde já a requalificação para o circuito do próximo ano, algo que terá de conseguir via QS regional europeu, onde neste momento ocupa a quinta posição da hierarquia.
Quanto a Yolanda Hopkins, terá pela frente novo duelo decisivo e 100% europeu. A próxima adversária é a francesa Vahine Fierro, que na véspera derrotou a lusa Francisca Veselko e já hoje eliminou a brasileira Sophia Medina, irmã de Gabriel, deitando por terra as esperanças desta em qualificar-se pela primeira vez para a elite mundial do surf.
Tal como Hopkins, Fierro está na luta pela entrada no CT, estando já virtualmente na posse da última vaga, sendo a quinta classificada do ranking por troca com a basca Nadia Erostarbe, que pelo segundo ano consecutivo volta a falhar por muito pouco a qualificação.
A emocionante bateria será colocada na água depois das 15h00 (hora de Portugal continental), neste que é o dia de todas as decisões do Saquarema Pro e que poderá ser histórico para o surf português.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram