A bicampeã europeia Yolanda Hopkins e a campeã nacional Teresa Bonvalot conseguiram esta terça-feira o apuramento para os quartos-de-final do Saquarema Pro, sexta e última etapa da Challenger Series de 2024.
Desta forma, as duas surfistas que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris'2024 vão medir forças na próxima ronda, pelo que já é certo que haverá uma surfista lusa nas meias-finais da prova que decorre nas ondas do famoso Maracanã do Surf.
Em sentido inverso, Francisca Veselko foi derrotada nos oitavos-de-final, despedindo-se do evento brasileiro no nono posto, igualando o seu melhor desempenho na presente campanha da Challenger Series.
Yo manteve vivas as esperanças de qualificação para o circuito mundial de surf de 2025 - o triunfo na etapa dá automaticamente a qualificação e o segundo posto também é suficiente caso a brasileira Luana Silva não seja a outra finalista - ao obter uma vitória de prestígio no Point de Itaúna.
Na segunda bateria dos oitavos-de-final, Hopkins derrotou a experiente australiana Sally Fitzgibbons, já requalificada para o CT e atual comandante do ranking.
Graças a um forte início de bateria, somou o score combinado de 12,33 pts, a surfista algarvia levou de vencida a antiga vice-campeã mundial (9,90 pts), que conquistou as duas etapas anteriores e esta época tinha sempre atingido os quartos-de-final em eventos da Challenger Series.
"Estou apenas focada no meu surf. Sabia que ia ser um heat difícil. A Sally é uma grande competidora e minha amiga. Durante a bateria, as condições mudaram: o vento aumentou de intensidade. Com a Teresa, será divertido. Desde há muito que competimos uma contra a outra. Temos uma relação próxima, mas dentro de água não somos amigas, uma vez que somos super competitivas", afirmou Yolanda na entrevista pós-heat concedida à World Surf League (WSL).
Na bateria anterior, Teresa Bonvalot teve um duelo bastante equilibrado diante da havaiana Nora Liotta. Bonvalot liderou praticamente todo o heat, mas a vitória só ficou assegurada já depois do toque da buzina.
Tudo por causa da última onda de Nora (5,60 pts), surfada nos instantes finais, que permitiu igualar a pontuação combinada da adversária portuguesa (10,77 pts).
O desempate foi feito pela melhor onda de cada surfista no decurso do heat, com Teresa Bonvalot a superiorizar-se (6,17 pts) contra os já mencionados 5,60 pts de Liotta no último suspiro.
"Este foi um heat renhido. Às vezes cai para o nosso lado, não pode cair sempre para o outro. Estou a desfrutar de cada bateria e a colocar tudo na água. Têm sido uns belos dias com a equipa portuguesa no Brasil. Soltinha", afirmou a campeã nacional de surf, que em Saquarema atingiu pela primeira vez os quartos-de-final de uma etapa da Challenger Series 2024.
Por sua vez, Kika Veselko foi batida pela francesa Vahine Fierro, que assim vingou a derrota sofrida perante a mesma adversária nos 'oitavos' do último Saquarema Pro.
Depois de ter vencido a basca Nadia Erostarbe na ronda anterior, quinta classificada do ranking, desta feita a duas vezes campeã nacional não conseguiu dar uma ajuda à compatriota Yolanda Hopkins no apertado despique pela qualificação para o CT.
Neste duelo 100% europeu e entre antigas campeãs mundiais juniores da WSL, Vahine entrou muito forte, conseguindo mesmo uma onda excelente (8,33 pts).
A sexta classificada do ranking fechou a sua prestação com o robusto score de 14,66 pts em 20 possíveis face aos 11,27 pts de Kika, que apesar do forte arranque da oponente não baixou os braços e tudo fez para dar a volta ao texto.
O período de espera do Saquarema Pro estende-se até domingo, dia 20 de outubro, mas esta quarta-feira poderá já ser o dia das finais e em que tudo ficará definido quanto aos surfistas que conseguem aceder ao CT do próximo ano.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram