Domingo de pleno sucesso para o surf feminino português no Saquarema Pro, sexta e última etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Nas águas do famoso Maracanã do Surf, que continua a oferecer muitas e boas ondas, a boa prestação lusa teve continuidade.
A campeã nacional Teresa Bonvalot, a bicampeã europeia Yolanda Hopkins e Francisca Veselko conseguiram o apuramento para os oitavos-de-final da decisiva prova brasileira, fase já a disputar em formato 'woman-on-woman'.
Logo na bateria inaugural do dia e da ronda 2 feminina, que marcou a estreia das cabeças de série, Teresa Bonvalot somou novo triunfo na Praia de Itaúna.
A goofy de Cascais plasmou mais uma exibição consistente, que permitiu derrotar a australiana Sally Fitzgibbons, líder do ranking e surfista já requalificada para o CT em 2025.
"Soltinha", conforme disse em português na entrevista pós-heat concedida à World Surf League (WSL), Teresa mostrou-se sólida, somando 11,24 pts face aos 8,80 pts de Sally, também qualificada para os 'oitavos' do evento sul-americano. Pelo caminho ficaram a havaiana Keala Tomoda-Bannert (8,33 pts) e a argentina Vera Jarisz (7,00 pts).
"Soube bem este heat. Estou confiante e contente por continuar a mostrar o meu surf. O primeiro heat do dia é sempre nervoso, mas consegui fazer com que as oportunidades contassem. Não me posso qualificar, mas o objetivo é estar focada heat após heat e desfrutar. Competir é o que mais gosto de fazer e quero aproveitar da melhor forma", disse Bonvalot, que obteve o terceiro lugar no Saquarema Pro de 2022.
Na bateria seguinte, foi a vez da bicampeã europeia Yolanda Hopkins carimbar a passagem aos oitavos-de-final e também com um triunfo no Point de Itaúna.
Desta forma, a surfista algarvia continua a sonhar com a hipótese de qualificação para o CT, estando a obrigada a obter um grande resultado.
A vitória de Yo apenas foi assegurada nos últimos instantes do heat e em grande estilo ao fazer uma onda de 7,83 pts, que permitiu construir o robusto score combinado de 14,66 pts em 20 possíveis.
"Gosto do Brasil, mas nunca consegui obter um bom resultado no passado. Sinto que estava a colocar muita pressão em mim própria. Tentei mudar um pouco a mentalidade. Estou confiante com o meu surf e a divertir-me. As ondas estão muito divertidas, o melhor que já vi em Saquarema", considera a surfista que pela primeira vez atingiu os oitavos-de-final do evento brasileiro.
A havaiana Nora Liotta (12,50 pts), que até fez a melhor onda da bateria (8,17 pts) alcançou o segundo posto, enquanto a australiana e antiga top mundial Bronte Macaulay (11,30 pts) e a nipónica Nanaho Tsuzuki (7,54 pts) foram eliminadas.
Nota para o facto de Yo ter afastado Bronte, que também estava envolvida na luta por uma vaga no CT 2025. Esta não foi a única boa notícia para Hopkins, pois a basca Nadia Erostarbe, quinta colocada no ranking, também foi eliminada, deixando agora de depender de si própria para a obter a inédita qualificação mundialista.
A derrota de Nadia (7,80 pts) foi cortesia da australiana Ellie Harrison (10,70 pts) e da lusa Kika Veselko (10,17 pts). Terceira classificada na edição anterior do Saquarema Pro, a antiga campeã nacional continua a dar-se muito bem nas ondas do Maracanã do Surf, tendo ficado a somente 0,53 pts de nova vitória.
Nos oitavos-de-final, teremos três surfistas portuguesas em competição nos três primeiros heats. Primeiro, Teresa Bonvalot mede forças com a havaiana Nora Liotta.
Depois, Yolanda Hopkins divide o lineup com Sally Fitzgibbons, que venceu as duas últimas etapas da Challenger Series.
Caso Teresa e Yo vençam os respetivos compromissos, as duas olímpicas têm encontrado marcado nos quartos-de-final.
Já Francisca Veselko enfrenta a francesa Vahine Fierro, que está envolvida na batalha pela qualificação para o circuito mundial de surf.
Este é um duelo 100% europeu entre duas antigas campeões mundiais juniores da WSL e que é uma repetição do embate verificado nesta mesma fase do Saquarema Pro em 2023, então com vitória de Veselko.
No setor masculino, a representação lusa está exclusivamente a cargo de Guilherme Ribeiro, qualificado para a ronda 2.
Este domingo, Gui ainda poderá entrar em ação, encontrando-se na sétima bateria, onde vai defrontar o brasileiro Deivid Silva, o costarriquenho Carlos Muñoz e o norte-americano Nolan Rapoza.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram