Faltam menos de 10 dias para a Capital da Onda receber os melhores surfistas nacionais para o Bom Petisco Peniche Pro, naquela que será a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2024 e a prova que vai decidir o título nacional masculino, entre 25 e 27 de outubro.
É sobre Guilherme Ribeiro, atual líder do ranking e campeão nacional de 2022, e Tomás Fernandes, atual vice-líder do ranking, que vão estar os holofotes desta etapa, pois são os dois surfistas que chegam à derradeira etapa na luta pelo título.
Esta é uma disputa entre dois surfistas de gerações diferentes, que promete colar todos os olhares ao Bom Petisco Peniche Pro, como é o caso dos dois surfistas nacionais que mais alto levantaram as cores de Portugal no mundo, Tiago Pires e Frederico Morais, os quais revelam expectativas altas para a decisão do título nacional masculino.
“Considero que as condições do mar vão acabar por ditar quem vai estar mais à vontade. Penso que o Guilherme Ribeiro poderá estar mais à vontade e com mais armas para um dia clássico de Supertubos, por toda a experiência que tem adquirido em viagens nos últimos anos. Porém, se a prova for numa onda mais de manobras, a disputa pode ser mais equilibrada. Quem vai na frente acaba por ter sempre menos pressão, pois quem vai atrás é que tem de conseguir o resultado para virar o jogo. A pressão será mútua, mas o Guilherme já tem um título e o Tomás ainda procura o primeiro, pelo que poderá estar um pouco mais nervoso, embora o mar seja sempre o fator mais determinante. É complicado dizer quem gostava que ganhasse. Penso que o Guilherme Ribeiro merece muito o título porque trabalha bastante para isso, vejo-o como o surfista português mais esforçado da atualidade. Por outro lado, também gostava que o Tomás tivesse um título nacional, pelo surfista que é. Sendo o mais transparente possível, penso que os dois merecem e que ganhe o melhor", afirmou Tiago Pires.
“Penso que vai ser uma boa luta a dois. Tanto o Guilherme Ribeiro como o Tomás Fernandes são ótimos surfistas e mostraram estar em forma o ano inteiro. Estou ansioso por ver este tudo ou nada na última etapa. Penso que quem chega à frente no ranking, neste caso concreto, não tem muita influência, pois quem acabar à frente vai ser campeão. Não haverá grande vantagem para nenhum dos lados. Nenhum dos surfistas é local de Peniche, mas ambos já lá passaram muito tempo e conhecem bem as ondas. Acredito que vai ser muito renhido e vai depender muito de quem canalizar melhor a pressão e ansiedade de forma positiva. É difícil escolher um dos dois. Já viajei muito com o Tomás, que é um bom amigo. Em relação ao Guilherme tenho convivido cada vez mais com ele, tanto na Seleção Nacional como na Challenger Series. Que ganhe o melhor! Seria bom vê-los a ambos na final e, depois, quem ganhar que leve o título para casa", disse Frederico Morais.
Depois de Teresa Bonvalot conseguir o título feminino de forma antecipada na etapa anterior, nos Açores, em Peniche o foco vai estar nas contas masculinas.
Guilherme Ribeiro, de 22 anos, chega na frente e depende apenas dele próprio para recuperar o título nacional, que no ano passado foi vencido por Joaquim Chaves.
Já Tomás Fernandes, de 28 anos, tem de chegar às últimas rondas do Bom Petisco Peniche Pro, sabendo que tem de conseguir um resultado melhor que o adversário para conquistar o primeiro título da carreira.
Em jeito de desafio, Gui já expressou o desejo de decidir o título na final diante de Tomás.
Recorde-se que as duas últimas edições do Bom Petisco Peniche Pro foram precisamente conquistadas por Guilherme Ribeiro.
As expectativas estão assim ao mais alto nível, esperando-se três dias de muita ação e pouca cerimónia na água.
Galeria campeões nacionais masculino
Vasco Ribeiro – 5 títulos (2011, 2012, 2014, 2017, 2021)
Ruben Gonzalez – 4 títulos (2004, 2005, 2006 e 2008)
Frederico Morais – 3 títulos (2013, 2015 e 2020)
José Gregório – 3 títulos (1997, 2003 e 2007)
João Antunes – 3 títulos (1994, 1996 e 1998)
Miguel Blanco – 2 títulos (2018 e 2019)
Justin Mujica – 2 títulos (1999 e 2010)
Surfistas com um título nacional: Bruno Charneca, Almir Salazar, Rodrigo Herédia, Marcos Anastácio, Paulo Rodrigues, Gustavo Gouveia, Tiago Pires, João Guedes, Pedro Henrique, Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram