A Organização das Nações Unidas (ONU), cientistas e governos fizeram na última quarta-feira um apelo urgente para que haja aumento do financiamento para proteger os recifes de coral, sob ameaça de extinção.
Investigações feitas este ano mostram que 77% dos recifes de coral do mundo são afetados pelo branqueamento, principalmente devido ao aquecimento das águas do oceano em consequência das alterações climáticas causadas pelo ser humano.
Em 2024, verifica-se o maior e o quarto branqueamento global em massa de que há registo e está a ter impacto em ambos os hemisférios, segundo o Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF, na sigla original).
As conclusões levaram à convocação de uma sessão especial de emergência da ONU - normalmente convocada para fazer face à escalada de conflitos ou catástrofes naturais - sobre os corais, à margem da cimeira da ONU sobre biodiversidade, a COP16, que está a chegar ao fim após duas semanas em Cali, na Colômbia.
Os recifes de coral são ecossistemas vitais que suportam mais de 25% da vida marinha e quase mil milhões de pessoas, muitas das quais dependem dos recifes para a segurança alimentar, proteção costeira e meios de subsistência, refere o fundo de desenvolvimento da ONU.
Após a sessão de emergência, os governos da Nova Zelândia, Reino Unido, Alemanha e França fizeram novas promessas, totalizando cerca de 30 milhões de dólares, para o fundo da ONU para os recifes de coral criado em 2020.
Até 2030, o fundo procura mobilizar até três mil milhões de dólares em financiamento público e privado para apoiar os esforços de conservação dos recifes de coral. Até agora foram angariados cerca de 225 milhões de dólares.
No próximo ano realiza-se em Nice, França, uma conferência das Nações Unidas sobre os oceanos, e os países estão a ser instados antecipadamente a comprometerem-se com o fundo global da ONU para os recifes de coral, com o objetivo de mobilizar mais 150 milhões de dólares em donativos até à conferência.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram