É algo que não acontece regularmente nos campeonatos de surf
Contudo, neste EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series 2024, já ocorreu por mais do que uma ocasião: o nevoeiro a interromper uma bateria.
Desta vez, em Ribeira d'Ilhas, a 'fava' saiu à portuguesa Yolanda Hopkins e à australiana Ellie Harrison.
Estavam disputados praticamente 12 minutos da bateria 3 dos oitavos-de-final quando o duelo foi interrompido devido ao intenso nevoeiro que paira sobre a sala de visitas do surf nacional.
Depois de sensivelmente 90 minutos de espera, as duas surfistas regressaram à água. Já com ambas em pleno lineup de Ribeira não foi possível retomar a ação, pois o nevoeiro adensou-se mais uma vez, impedindo a visibilidade dos juízes de terra para o mar.
Isto já depois do nevoeiro ter atrasado pelo terceiro dia consecutivo o início da jornada pela manhã.
Nova chamada está agendada para as 17h00 (hora de Portugal continental) devido à maré e na esperança que até lá ocorra a dissipação do nevoeiro. O potencial reinicio de ação está agendado para as 17h35.
Neste embate entre a 12.ª e 13.ª classificadas do ranking, Yolanda Hokpins leva vantagem sobre Ellie Harrison, fruto de ter arrancado a bateria com tudo. A atual bicampeã europeia tem 10,50 pts já somados contra os 7,17 pts de Ellie.
"Espero manter o ímpeto e fazer alguns bons scores quando o nevoeiro levantar. Não tenho muita experiência nestas situações. Em toda a minha carreira só por duas ou três vezes aconteceu algo semelhante. É complicado quando recomeçar ter a mente onde estava. Porém, somos pagos para este jogo mental e dar continuidade ao mindset", explicou Yo em curta entrevista concedida à World Surf League (WSL).
Em jogo, está um lugar nos quartos-de-final do evento luso. Hopkins necessita de desembaraçar-se da adversária 'aussie' para prosseguir na luta pela qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
Das apenas quatro baterias completas esta quinta-feira, destaque para duas performances do surf brasileiro. Primeiro, Samuel Pupo garantiu a requalificação para o CT ao atingir os oitavos-de-final.
Por outro lado, já certo que o EDP Ericeira Pro terá uma nova vencedora face a 2023.
Tudo porque no heat 2 dos oitavos-de-final, a norte-americana e antiga top mundial Alyssa Spencer foi derrotada pela jovem brasileira Laura Raupp.
Nas direitas de Ribeira d'Ilhas, a surfista de 18 anos já alcançou o seu melhor desempenho numa etapa da Challenger Series.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram