O francês Marco Mignot e a australiana Macy Callaghan conquistaram esta quarta-feira o Saquarema Pro, sexta e última etapa do circuito Challenger Series de 2024 e que definiu por completo as vagas de acesso ao CT do próximo ano.
Os dois surfistas superiorizaram-se nas ondas da Praia de Itaúna, o icónico Maracanã do Surf, após um campeonato com cinco dias consecutivos de ação, não tendo existido um único lay day.
Mignot, de 23 anos, tornou-se no primeiro surfista europeu a conquistar o Saquarema Pro. No Point de Itaúna, o competidor gaulês viveu um verdadeiro conto de fadas: conseguiu um inédito acesso ao CT, após ter chegado ao Brasil fora da zona de qualificação, e estreou-se a vencer na Challenger Series.
Por sua vez, Macy Callaghan, que já não tinha hipóteses de requalificação, obteve a segunda vitória da carreira neste circuito, depois do triunfo registado na Ericeira em 2022.
Com esta saborosa conquista, Macy conseguiu entrar no top 10 do ranking (9.ª classificada) e garantiu lugar na Challenger Series do próximo ano.
Drama e emoção não faltou no dia das finais em Saquarema, com surfistas a conseguirem a tão desejada qualificação para o circuito mundial de surf e outros a ficarem muito perto desse objetivo.
No lado masculino, o brasileiro Edgard Groggia e o havaiano Jackson Bunch conseguiram as últimas vagas, enquanto entre as senhoras foi a francesa Vahine Fierro a ficar com o derradeiro bilhete após o decisivo embate com a portuguesa Yolanda Hopkins.
Depois de ter alcançado o passaporte para o CT na véspera, foi o único europeu a conseguir a qualificação, Marco Mignot esteve intratável esta quarta-feira, mostrando toda a conexão com as ondas do Maracanã do Surf. As três baterias que conquistou foram com scores combinados bem robustos, sempre acima dos 14,70 pts.
Tudo começou com a vitória sobre o jovem norte-americano Levi Slawson, vice-campeão mundial Júnior da WSL, levando depois a melhor diante do australiano Joel Vaughan, também qualificado pela primeira vez para o CT e antigo campeão do mundo Júnior da WSL.
Na final, o ex-vencedor dos QS da Caparica e de Santa Cruz bateu o brasileiro Deivid Silva, que já tinha garantido a requalificação para o CT.
Fazendo a letal combinação de surf power com um afinado jogo aéreo, Marco Mignot impediu a festa brasileira em casa. O antigo campeão europeu da WSL anotou o score de 14,73 pts face aos 12,40 pts de DVD, sempre fiel ao seu poderoso surf de backside.
Na prova feminina, Macy Callaghan iniciou a jornada derrotando a brasileira Luana Silva nos 'quartos', liquidando as esperanças desta em obter a requalificação para o CT.
Depois, a surfista de 24 anos venceu a compatriota Isabella Nichols nas meias-finais, marcando encontro com a francesa Vahine Fierro.
Numa final entre duas antigas campeãs mundiais juniores da WSL, Macy tomou a dianteira desde cedo, graças a um arranque forte.
Com duas estratégias diferentes, Callaghan apostou nas esquerdas e Fierro nas direitas, a surfista 'aussie' arrecadou o triunfo com 12,34 pts, não possibilitando ao surf francês fazer o pleno no Point de Itaúna.
Após um arranque de heat mais discreto, Fierro, de 24 anos, despertou, mas não foi além dos 10,57 pts, naquela que foi a sua terceira final perdida na Challenger Series, segunda do ano.
Consagrados os vencedores do Saquarema Pro, está assim encerrada a Challenger Series versão 2024 que consagrou o brasileiro Samuel Pupo e a australiana Sally Fitzgibbons como campeões do circuito.
Um total de 15 surfistas (10 homens e 5 mulheres) conseguiram aceder ao CT do próximo ano, com destaque para o Brasil que ficou na posse de seis vagas masculinas.
A Challenger Series tem regresso marcado apenas no início de junho de 2025, com o Newcastle Surfest, evento australiano em estreia no calendário.
Surfistas qualificados
Homens
Samuel Pupo
Ian Gouveia
Marco Mignot
Alejo Muniz
Deivid Silva
Miguel Pupo
Joel Vaughan
George Pittar
Edgard Groggia
Jackson Bunch
Mulheres
Sally Fitzgibbons
Bella Kenworhty
Isabella Nichols
Erin Brooks
Vahine Fierro
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram