Frederico Morais encerrou na passada quarta-feira a sua prestação no EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Kikas foi eliminado na ronda 2 em Ribeira d'Ilhas, despedindo-se da Reserva Mundial de Surf no 49.º posto.
Uma derrota que aliada ao desempenho de outros adversários deixou o surfista português sem qualquer chance de requalificação para o circuito mundial de surf em 2025.
Depois de um discreto arranque de campanha na Challenger Series, para onde foi relegado após sair do CT a meio do ano devido ao cut, a tarefa não se avizinhava nada fácil para Frederico. Chegou à Ericeira sem ter passado qualquer ronda em quatro eventos.
Por isso, Morais estava a obrigado a obter dois resultados muito fortes das duas etapas finais, Ericeira e Saquarema, para sonhar com uma das nove vagas ainda em aberto no top 10 do ranking.
Uma das vagas já estava assegurada antecipadamente pelo brasileiro Ian Gouveia.
O afastamento em Ribeira d'Ilhas deixa o antigo top mundial com 1900 pontos, já descontando os dois piores resultados que são descartados nas contas finais.
Em caso de vitória no vibrante Maracanã do Surf, Frederico Morais somaria 10 mil pontos, perfazendo 11 900.
Porém, o corte do top 10 do ranking já está nos 13 mil pontos, com o australiano Mike McDonagh, o que deita por terra as aspirações de Kikas em integrar o CT a tempo inteiro em 2025.
Desta forma, resta agora ao surfista de 32 anos apontar baterias para a Challenger Series do próximo ano, a começar em junho na Austrália, mais concretamente em Merewether Beach.
Pese embora estar atualmente no distante 74.º posto do ranking, Frederico Morais tem lugar garantido no circuito de 2025, visto ser um dos tops mundiais que esta época deixou a elite mundial do surf devido ao corte.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram