Chegou ao fim a participação de Frederico Morais no EDP Ericeira Pro, que tem esta quarta-feira o seu quarto dia de competição.
Uma jornada que começou mais tarde, a meio da manhã, devido ao intenso nevoeiro que novamente se fez sentir em Ribeira d'Ilhas, palco da quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Kikas esteve em ação na bateria 12 da ronda 2, onde não foi além do quarto posto.
Desta forma, Morais despede-se do Ericeira Pro no 49.º lugar, resultado que aliado ao desempenho de outros adversários deixa o surfista luso sem hipóteses de requalificação para o circuito mundial de surf, de onde saiu a meio do ano na sequência do cut.
Frederico chegou à Ericeira num distante 67.º posto do ranking, tinha perdido sempre de primeira nas quatro etapas anteriores, pelo que necessitava de um resultado forte nas direitas de Ribeira d'Ilhas para manter bem vivas as esperanças de estar presente no CT do próximo ano.
Isto numa altura em que o antigo top mundial tem apenas mais uma etapa para disputar na Challenger Series: o Saquarema Pro, no Brasil.
O heat onde o surfista de 32 anos esteve inserido era um das mais aguardados desta ronda, dado o alto quilate dos intervenientes: os ex-tops mundiais Morgan Cibilic, Lucca Mesinas e o mexicano Alan Cleland, vencedor da etapa anterior (o histórico US Open of Surfing) e atual 9.º colocado do ranking.
O equilíbrio foi a nota dominante ao longo dos 30 minutos de duração da bateria. Frederico Morais registou o score combinado de 9,67 pts, que revelou-se insuficiente para seguir em frente.
O apuramento para a ronda 3 foi conseguido pelo peruano Lucca Mesinas (12,10 pts), que venceu a bateria, e pelo australiano Morgan Cibilic (11,67 pts).
No terceiro posto, e também eliminado, ficou Alan Cleland (9,83 pts). Um desfecho decepcionante para o ex-campeão mundial ISA após a histórica gesta plasmada nas águas de Huntington Beach, na Califórnia.
Com a saída de cena de Frederico Morais, o wildcard Afonso Antunes é agora o único representante do surf português no quadro masculino do EDP Ericeira Pro.
Na tarde desta quarta-feira, o vigente vice-líder do QS europeu veste a licra de competição, procurando um lugar nos oitavos-de-final.
A tarefa não se avizinha nada fácil, pese embora o excelente momento que Afonso atravessa.
No heat 3 da ronda 3, o competidor de 21 anos tem encontrado marcado com três surfistas com experiência de CT.
São eles o brasileiro Deivid Silva, campeão em título do Ericeira Pro, o norte-americano Nat Young e o nipónico Kanoa Igarashi, que atualmente pontifica na elite mundial do surf e celebrou o 27.º aniversário na véspera.
Na prova feminina, Yolanda Hopkins é a resistente da armada portuguesa, encontrando-se já nos oitavos-de-final. Esta quarta-feira, a bicampeã europeia da World Surf League (WSL) não vai estar em ação.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram