Seis surfistas portugueses vão competir no Saquarema Pro, sexta e última etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Contudo, dentro deste lote não consta o nome de Frederico Morais. Kikas não irá viajar até ao famoso Maracanã do Surf, onde há ano um selou uma emotiva requalificação para o circuito mundial de surf.
Este ano, tudo foi diferente para o surfista de 32 anos. Depois da eliminação na ronda 2 do EDP Ericeira Pro, evento no qual estava obrigado a obter um resultado forte, Frederico ficou sem hipóteses de regressar à elite mundial do surf em 2025.
A precoce saída de cena da prova portuguesa foi o culminar de um ano difícil para Morais. O surfista luso iniciou a temporada na divisão máxima do surf mundial, mas tal como em 2022 ficou novamente abaixo do cut que aconteceu após o meio da época.
Desta forma, Frederico Morais foi relegado para a Challenger Series, onde as coisas não correram da melhor forma desde o início nas direitas de Snapper Rocks, na Gold Coast australiana. .
Nas quatro primeiras etapas do ano, o competidor de Cascais foi sempre afastado de primeira, o que deixou muito complicada a missão de requalificação para o CT, nos dois últimos campeonatos da temporada.
O EDP Ericeira Pro marcou o primeiro evento em que Kikas superou uma ronda na presente Challenger Series, acabando depois por ser derrotado na já mencionada ronda 2 de Ribeira d'Ilhas.
Goradas as possibilidades, Frederico Morais aponta agora o foco à Challenger Series do próximo ano, onde tentará ingressar pela quarta vez no CT.
"Ainda tenho energia no tanque para mais uns anos de competição", garantiu na conferência de imprensa da apresentação do EDP Ericeira Pro.
Para já, sabe-se que o início da campanha está agendado apenas para o mês de junho, na Austrália, com o Newcastle Surfest, evento em estreia no roteiro da Challenger Series.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram