Através de comunicado oficial, a World Surf League (WSL) revelou a latitude do próximo Mundial Júnior, a realizar já no início de 2025.
Disputado nas duas últimas edições no estado norte-americano da Califórnia, o evento muda agora de destino, assinalando uma estreia.
Como tal, a prova que irá coroar os campeões mundiais de 2024 da categoria terá lugar no continente asiático, mais concretamente nas Filipinas.
The Point, direita localizada na Praia de Urbiztondo, na cidade de San Juan, província de La Union, receberá o evento cujo período de espera terá lugar entre os dias 13 e 19 de janeiro do próximo ano.
Entre os 48 competidores (24 masculinos e 24 femininos), com idade igual ou inferior a 20 anos, estará o português Francisco Ordonhas, que sagrou-se campeão do circuito Pro Júnior europeu em 2024.
A Ordonhas vão juntar-se os surfistas melhor classificados de todos os circuitos regionais juniores da WSL.
"Este é um dos eventos mais prestigiados do calendário da WSL. É um evento de elite que mostra ao mundo um verdadeiro olhar sobre quem pode no futuro lutar pelos títulos mundiais no CT", considera Jessi Miley-Dyer, comissária da WSL e antiga campeã mundial Júnior.
No passado, o evento já consagrou nomes como o brasileiro Gabriel Medina, o malogrado havaiano Andy Irons e o australiano Joel Parkinson.
O surf português também já arrecadou este importante título, com as proezas de Vasco Ribeiro e Francisca Veselko em 2014 e 2022, respetivamente.
O norte-americano Jett Schilling e a prodigiosa 'aussie' Sierra Kerr são os atuais detentores das coroas mundiais.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram