Brasil! É a nação que está a dominar o ranking masculino da Challenger Series, colocando cinco surfistas entre os seis primeiros da hierarquia na chegada à Ericeira.
Toda essa superioridade do país irmão tem vindo a ser exibida durante a semana no EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do ano.
Esta sexta-feira, nas direitas de Ribeira d'Ilhas, ficaram definidos os oito surfistas que atingiram os quartos-de-final da prova portuguesa, cujo período de espera termina no domingo.
Dentro desse restrito lote, cinco atletas são brasileiros: Alejo Muniz, Edgard Groggia, Mateus Herdy, Samuel e Miguel Pupo.
Para já, é certo que haverá dois surfistas brasileiros nas meias-finais, consequência dos seguintes duelos em agenda: Alejo Muniz vs Edgard Groggia e Mateus Herdy vs Samuel Pupo.
Existem elevadas probabilidades de termos um surfista de Vera Cruz a gritar vitória pelo segundo ano consecutivo na sala de visitas do surf nacional. Certo é que não será Deivid Silva a repetir a proeza.
Campeão do Ericeira Pro de forma categórica em 2023, DVD foi esta sexta-feira eliminado nos oitavos-de-final após derrota diante de Callum Robson.
O australiano e antigo top mundial é um dos três 'gringos' nos quartos-de-final. Os restantes são o jovem compatriota Joel Vaughan, que brilhou ao afastar o top mundial Leo Fioravanti (vencedor em 2022) e o nipónico Kanoa Igarashi.
O surfista japonês, que milita no CT, interrompeu as suas férias para vir fazer uma 'perninha' a uma onda que tão bem conhece.
Tal como Callum Robson, Kanoa hoje provocou uma desilusão no seio da armada brasileira ao eliminar no último suspiro Lucas Silveira, antigo campeão mundial Júnior da World Surf League (WSL) na... Ericeira.
Curiosamente, Igarashi e Robson têm encontrado marcado nos quartos-de-final, naquele que é um dos heats mais aguardados de uma ronda que já não terá qualquer surfista europeu em competição.
Para além da vitória no EDP Ericeira Pro, o surf brasileiro pode ainda assegurar antecipadamente mais três vagas na elite mundial do surf do próximo ano.
Aos já requalificados Ian Gouveia e Samuel Pupo, podem juntar-se os experientes Alejo Muniz e Miguel Pupo caso ultrapassem mais uma ronda, isto é, alcancem as meias-finais em Ribeira d'Ilhas.
Já Edgard Groggia torna-se top mundial pela primeira vez na carreira se vencer a competição.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram