Tem início este sábado, dia 12 de outubro, o período de espera do Gran Canaria Frontón King, última etapa do circuito mundial de bodyboard de 2024.
Um evento que como já é hábito encerra o ano competitivo da elite mundial e assume um caráter decisivo.
Mais uma vez, aquela que é considerada a melhor onda de bodyboard do planeta vai consagrar o melhor bodyboarder do globo durante a temporada, no caso o sucessor do havaiano Tanner McDaniel, campeão do mundo em 2023.
Este ano, na onda localizada em Gáldar (Las Palmas), dois atletas estão na corrida ao título: o canário Armide Soliveres, de 24 anos, e o velho conhecido gaulês Pierre-Louis Costes, de 34 anos, que reside em Portugal de há muitos a esta parte.
A competir em casa, depois de uma campanha notável em que venceu três das seis etapas já realizadas, Soliveres procura oferecer ao bodyboard canário/espanhol o primeiro título mundial Open masculino da história.
Campeão do mundo Júnior em Viana do Castelo no ano de 2018, Armide chega ao Frontón numa posição privilegiada, pois lidera o ranking mundial.
O inédito título é automaticamente assegurado caso o atual estudante de enfermagem alcance a final. Se for eliminado nas rondas anteriores, Armide Soliveres necessita que PLC não grite vitória na 'La Bestia'.
Por sua vez, Pierre-Louis Costes, que é fonte de inspiração para o seu oponente, está obrigado a repetir as proezas de 2016 e 2022: vencer o campeonato canário e conforme já mencionado esperar que Soliveres não seja finalista.
Com maior experiência nestes momentos, Costes procura arrecadar o terceiro título mundial da carreira, depois das conquistas registadas em 2011 e 2016.
Curiosamente, em 2011, o competidor gaulês tornou-se no primeiro bodyboarder a sagrar-se campeão do mundo no poderoso Frontón. Um local com grande significado para si. "É mais do que uma onda para mim, é o sítio em que os meus sonhos tornaram-se realidade", diz o vice-campeão mundial em 2023.
Em caso de nova conquista, o atleta que recentemente venceu o Sintra Pro iguala o número de títulos do australiano Ben Player e do havaiano Jeff Hubbard.
Uma coisa já é certa, o título mundial masculino de bodyboard ficará no posse da Europa pela primeira vez desde 2016.
Na prova masculina, que tanta expectativa está a gerar, destaque ainda para um wildcard muito especial. Aos 52 anos de idade, o brasileiro e seis vezes campeão mundial Guilherme Tâmega volta a vestir a licra de competição.
No evento canário, também estará em jogo o título mundial Júnior, cuja luta está ao rubro. Sete nomes (!) estão na corrida à sucessão do peruano Michael Yancce.
Os candidatos ao título são: o espanhol Unax Pascual, o francês Louka Zaninotto, o australiano Jai Taylor, o canário Alexander Montes e os chilenos Bastian Venegas, Esteben Godoy e Mikelle Arriagada (comandante do ranking).
O Gran Canaria Frontón King tem o período de espera de 12 a 26 de outubro, tendo transmissão em direto no canal de YouTube da International Bodyboarding Corporation (IBC), entidade promotora do circuito mundial.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram