Tudo ainda é muito precoce, mas o surf feminino francês pode muito bem estar diante da sua 'next big thing'.
Chama-se Tya Zebrowski, tem apenas 13 anos (!) e comanda destacada o ranking do QS regional europeu após três etapas disputadas na temporada de 2024/2025.
Etapas essas em que Tya saiu do mar em ombros por duas ocasiões, não obstante ter defrontado surfistas bem mais velhas e experientes nestas andanças.
Este ano, a única surfista que até ao momento conseguiu a proeza de derrotar Zebrowski numa bateria 'woman-on-woman' do QS europeu foi a portuguesa Mafalda Lopes nos quartos-de-final do Lacanau Pro, evento que venceu.
No Boardmasters e em Pantín, ninguém ousou levar de vencida esta pequena surfista, com a educação dividida entre Hossegor, no sudoeste de França, e o Taiti, de onde é originária.
WSL/Laurent Masurel
Curiosamente, as duas finais foram conquistadas diante da alemã Noah Klapp, sendo que no percurso vitorioso de Pantín, a surfista gaulesa deixou pelo caminho as olímpicas Teresa Bonvalot e Anat Lelior.
Vitórias históricas num verão de sonho em que Tya Zebrowski começou a dar nas vistas em Portugal. No Eurosurf Júnior de Santa Cruz, levou para o casa o título europeu Sub-16 e a vice-título europeu Sub-18.
Para trás, já tinha ficado o vice-título mundial ISA Sub-18 em El Salvador, mostrando que sente-se como peixe na água quando tem pela frente adversárias mais velhas. Repetimos, tudo proezas alcançadas com somente 13 aninhos.
No QS europeu, Tya lidera a tabela com 4500 pts estando muito bem encaminhada para sagrar-se campeã continental e qualificar-se para a Challenger Series do próximo ano, que é o seu grande objetivo.
Uma formalidade, pois nos últimos anos a pontuação que já leva chegou para atingir essa qualificação.
Numa altura em que surf feminino conta com várias jovens a despontar, da campeã mundial Caitlin Simmers ao fenómeno Erin Brooks, passando pela campeã do mundo Júnior Sierra Kerr, Tya Zebrowski é mais um nome que perfila-se, constituindo-se uma esperança do surf europeu, ávido por mais atletas no CT.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram