Depois de abertas as hostilidades esta segunda-feira com as senhoras, destaque para a vitória de Mafalda Lopes, ocorreu a estreia do setor masculino no EDP Ericeira Pro, quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series de 2024.
Para a armada lusa presente, o arranque nas direitas de Ribeira d'Ilhas foi positivo. Frederico Morais, o campeão nacional Joaquim Chaves e Afonso Antunes acederam à ronda 2, com o wildcard Afonso a ter um arranque vitorioso.
Antunes, que entrou no quadro principal após conquistar os trials, superou pela primeira vez uma ronda numa etapa da Challenger Series.
Em sentido inverso, Guilherme Ribeiro foi eliminado, caindo por terra a hipótese de qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano.
Os primeiros surfistas a entrarem dentro de água foram Guilherme Ribeiro e Joaquim Chaves, curiosamente os dois últimos campeões nacionais de surf.
Na terceira bateria da ronda 1, Joaquim Chaves assinou uma forte ponta final de heat que permitiu saltar do quarto para o segundo lugar, com o score combinado de 10,90 pts. Só o norte-americano Owen Moss fez melhor com 11,56 pts.
Arredados da prova ficaram o havaiano Kai Martin (9,77 pts) e Guilherme Ribeiro (4,67 pts), que na busca pelo apuramento cometeu uma interferência de prioridade na última onda surfada.
Imediatamente no heat a seguir, Afonso Antunes deu continuidade ao excelente momento de forma que atravessa.
Com um desempenho sólido desde o início da bateria, Afonso superou pela primeira vez uma ronda de uma etapa da Challenger Series e logo com uma saborosa vitória.
O atual segundo classificado do QS europeu registou 10,33 pts e atingiu a ronda 2 na companhia do sul-africano Daniel Emslie (8,50 pts). O nipónico Rinta Oooto (8,20 pts) e o 'aussie' Jordan Lawler (7,57 pts) não evitaram a eliminação.
Um afastamento surpreendente para Lawler, que este ano como wildcard conquistou o Sydney Pro e chegou à Ericeira bem dentro da luta pela qualificação para o CT, ocupando o 11.º lugar do ranking.
Nesta ronda inaugural, o último surfista luso a entrar em ação foi Frederico Morais, no sexto heat. Nas águas de Ribeira d'Ilhas, Kikas plasmou um positivo arranque de campanha, passando pela primeira vez uma ronda na presente temporada da Challenger Series.
Com 11,47 pts, Frederico apenas foi batido pelo australiano Jackson Baker (12,47 pts), que esteve lesionado parte deste ano.
Os dois antigos tops mundiais seguem em prova ao passo que o gaulês Leo Paul Etienne (8,67 pts) e o brasileiro Luel Felipe (5,60 pts) disseram adeus ao Ericeira Pro.
Na segunda ronda, que não será disputada esta segunda-feira, Joaquim Chaves defronta o australiano Mikey McDonagh, vencedor da etapa de Snapper Rocks, e os brasileiros Deivid Silva (campeão em título do Ericeira Pro) e Lucas Silveira, ex-campeão mundial Júnior da World Surf League (WSL). É o sexto heat da ronda 2.
Na bateria seguinte, Afonso Antunes encontra os australianos Jacob Willcox (antigo top mundial) e Joel Vaughan, campeão do mundo Júnior da WSL em 2022. O alinhamento é completo com o jovem brasileiro Heitor Mueller.
Já Frederico Morais, no 12.º de 16 heats em agenda, tem pela frente dois antigos tops mundiais: o australiano Morgan Cibilic e o peruano Lucca Mesinas. Dentro de água também estará o mexicano Alan Cleland, recente vencedor do US Open of Surfing e ex-campeão mundial ISA. Um confronto que promete!
Tal como na ronda inaugural, apenas os dois primeiros de cada heat seguem em frente no EDP Ericeira Pro.
Nota ainda para a fugaz passagem por Ribeira d'Ilhas do campeão olímpico Kauli Vaast, eliminado nesta ronda 1.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram