Teresa Bonvalot e Afonso Antunes alcançaram na manhã desta sexta-feira a quarta e sétima posições, respetivamente, no Rip Curl Pro Anglet, quarta etapa do QS regional europeu de 2024/2025.
Nas pequenas ondas de Chambre d'Amour, os dois surfistas portugueses somaram pontos importantes, aproximando-se do circuito Challenger Series 2025, onde se definem os lugares de acesso à elite do surf mundial.
Com a previsão a apontar para a falta de ondas no fim de semana, a prova gaulesa terminou dois dias antes do fecho do período de espera.
Esta sexta-feira em Anglet, no sudoeste de França, Teresa Bonvalot não conseguiu repetir a vitória obtida há um ano neste QS3000.
A atual campeã nacional de surf até começou o dia decisivo com um triunfo robusto, somando 14,10 pts na primeira meia-final.
Na final, a história foi bem diferente. Teresa não foi além dos 5,17 pts, quedando-se pelo quarto lugar. Bonvalot ficou atrás da israelita Anat Lelior (7,84 pts), da jovem basca Annette Gonzalez Etxabarri (8,23 pts) e da prodígio gaulesa Tya Zebrowski (11,83 pts), que arrecadou o triunfo.
Tya, de apenas 13 anos de idade, voltou a superiorizar-se à concorrência, registando a terceira vitória em quatro etapas do atual circuito europeu.
Só em Lacanau, onde a portuguesa Mafalda Lopes foi mais forte, é que Zebrowski não conseguiu ascender ao lugar mais alto do pódio, neste que foi um verão quase imaculado para a pequena surfista.
Entre os homens, Afonso Antunes, que chegou a Anglet no comando do ranking, foi eliminado nas meias-finais.
No segundo heat dessa fase, o surfista de 21 anos registou 8,50 pts, sendo batido pelo israelita Ilay Bochan (10,07 pts), também eliminado, e os bascos Keoni Lasa (11,00 pts) e Adur Amatriain (12,03 pts).
Keoni Lasa que veio a sagrar-se vencedor do evento após uma final 100% espanhola. Aos 19 anos, o surfista basco conquistou pela primeira vez um QS, sucedendo ao francês e vigente campeão europeu Tiago Carrique na lista de vencedores em Chambre d'Amour.
Concluído o Rip Curl Pro Anglet, está concluída a perna de verão do QS regional europeu versão 2024/2025, que foi composta por quatro etapas.
A ação deverá ser retomada no próximo ano, ainda que nesta fase a World Surf League (WSL) não tenha revelado quais os eventos que se seguem no calendário.
Recorde-se que este é um circuito que nos últimos anos tem passado por Portugal, com os QS da Caparica e de Santa Cruz.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram