O Rip Curl Pro Anglet regressou à água esta quarta-feira com o segundo dia de competição, nesta que é a quarta etapa do QS regional europeu versão 2024/2025.
Com 12 surfistas portugueses ainda em prova no evento com estatuto QS3000, a armada lusa teve uma jornada com saldo positivo nas ondas pequenas de Chambre d'Amour. Sete competidores seguiram em frente, enquanto cinco atletas ficaram pelo caminho.
No setor masculino, o dia começou com a eliminação do jovem Matias Canhoto na ronda 2. Depois, na ronda 3 que marcou a estreia dos cabeças de série, Guilherme Ribeiro, o campeão nacional Joaquim Chaves, Afonso Antunes (líder do ranking) e Francisco Ordonhas garantiram a passagem à ronda seguinte. Deste elenco, apenas Gui saiu vitorioso do seu heat.
Já João Roque Pinho, que na véspera tinha superado duas baterias, não evitou a eliminação.
Por sua vez, na prova feminina, Constância Simões e Gabriela Dinis conseguiram ultrapassar a ronda 2. Na ronda seguinte, com a entrada em cena das cabeças de séries, ambas ficaram pelo caminho. O mesmo aconteceu com Mafalda Lopes. A vencedora do Lacanau Pro ficou somente a 0,11 pts do apuramento.
Em sentido inverso, a campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e Carolina Mendes atingiram a ronda 4, que antecede a entrada do evento feminino na fase 'woman-on-woman'.
Nota para Bonvalot que iniciou com uma vitória sólida a defesa do título de campeã do Rip Curl Pro Anglet, campeonato que celebra a 10.ª edição em 2024.
A jornada ficou ainda marcada pelas eliminações precoces do gaulês Jorgann Couzinet e da germânica Noah Klapp, vice-campeões da etapa anterior, em Pantín, e atuais segundos classificados dos rankings. O jovem britânico Lukas Skinner, vencedor do Boardmasters, também ficou pelo caminho.
Esta quinta-feira, a chamada em Anglet acontece às 7h00 (hora de Portugal continental).
Recorde-se que o período de espera termina no domingo, mas face às atuais previsões, que apontam para falta de ondas no fim de semana, tudo deverá terminar antes.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram