Segunda e última etapa do circuito Pro Júnior europeu de 2024, o Junior Pro Razo prosseguiu esta sexta-feira com o segundo dia de competição em águas galegas.
Uma jornada em que meia dúzia de jovens surfistas portugueses acedeu aos quartos-de-final da prova espanhola, estando por isso no dia das finais, a disputar este sábado.
Na Praia de Razo, nos arredores de Corunha, Matias Canhoto e Salvador Vala estiveram em destaque ao superarem duas rondas. Curiosamente, ambos estarão juntos na bateria 3 dos quartos-de-final.
Salvador Vala brilhou com um registo 100% vitorioso e deixando fora de competição dois surfistas que chegaram à Galiza no top 5 do ranking.
Na ronda 2, Vala derrotou o promissor britânico Lukas Skinner, atual número 5 do ranking e já este ano vencedor do histórico Boardmasters, etapa do QS regional europeu.
Na bateria seguinte, Salvador afastou o gaulês Noa Dupouy, comandante do ranking continental, fruto de ter conquistado a etapa de Casablanca, em Marrocos.
Quem também assegurou lugar nos 'quartos' foram João Mendonça e Francisco Ordonhas.
Na ronda 3, Mendonça deu espetáculo em Razo ao fazer o melhor score combinado da ronda 3, com 15,10 pts em 20 possíveis.
Já Ordonhas também saiu vitorioso do seu heat, continuando na luta pelo título europeu, depois de ter chegado à Galiza no terceiro posto do ranking.
Já Francisco Mittermayer, Martim Fortes e João Roque Pinho ficaram pelo caminho na ronda 2, enquanto Jaime Veselko, Martim Nunes e Francisco Queimado despediram-se do Junior Pro Razo na ronda 3.
No lado feminino, Maria Salgado e Maria Dias alcançaram a qualificação para os quartos-de-final, onde ambas vão competir no segundo heat.
Por sua vez, Constância Simões, Lua Escudeiro e Teresa Pereira foram eliminadas na ronda 2, que ditou a estreia das cabeças-de-série.
Esta sábado, derradeiro dia do período de espera, haverá muitas emoções nas ondas da Praia de Razo.
Por coroar, estão os vencedores do evento, os novos campeões europeus juniores e ainda definir as quatro vagas (dois homens e duas mulheres) para o Mundial Júnior da World Surf League (WSL), a disputar no início de 2025.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram