O Sintra Bodyboard Pro Fest, oitava e penúltima etapa do circuito mundial de bodyboard de 2024, teve esta quarta-feira o seu primeiro dia de ação.
Nas ondas de Praia Grande, palco do mais antigo evento do Mundial, a armada lusa teve um balanço neutro.
Isto num dia de mar grande e dedicado por exclusivo ao setor masculino, de regresso ao programa da prova, com a realização das rondas 1 e 2.
Desta forma, quatro bodyboarders avançaram para a ronda 3, que marca a estreia dos cabeças de série, sendo que outros quatro competidores portugueses ficaram pelo caminho.
O maior destaque vai para Ricardo Rosmaninho, Francisco Ferreira e Salvador Rosa, pois ultrapassaram duas rondas nesta jornada inaugural.
“Não estava muito confortável com as condições ao início, pois a onda está a puxar muita areia e é difícil ter noção das ondas boas. Se arriscares fazer muitas ondas, podes não ter tempo de regressar ao lineup. Está muito ingrato e complicado de surfar, mas o primeiro objetivo está cumprido: passar as duas primeiras rondas e agora é arriscar”, confidenciou Ricardo Rosmaninho.
O bicampeão nacional e campeão europeu Joel Rodrigues também assegurou a continuidade em prova ao atingir a ronda 3, com uma vitória no mesmo heat que ditou a passagem do compatriota Francisco Ferreira e a eliminação do marroquino Anas Haddar, vencedor do evento em 2019, mas que desta vez não se encontrou com o mar, conforme exibe a sua magra pontuação combinada (1,77 pts).
"O meu objetivo para este campeonato é chegar ao pódio, mas sem me precipitar, passo a passo. Dou-me sempre bem na Praia Grande e consigo sobressair nestas ondas. Ser um dos poucos portugueses a ganhar aqui seria um sonho", afirmou Joel.
Por sua vez, os bodyboarders portugueses eliminados foram Ruben Cabral, na ronda 1, e Steph Kokorelis, Frederico Castelo Branco e Miguel Ferreira na ronda 2.
Nota para a saída de cena de Miguel Ferreira que chegou à Praia Grande após vencer a segunda etapa do Nacional, disputada no passado fim de semana em São Jacinto, e ter feito o melhor score combinado da ronda 1, com 14,17 pts.
Por arrancar, está a prova feminina, na qual a vigente campeã europeia Filipa Broeiro será uma das nove representantes do bodyboard português, beneficiando de um wildcard concedido pela organização.
As restantes portuguesas em prova são Madalena Padrela, Francisca Ribeiro, Luana Dourado, Alice Teotónio, Mariana Rosa, Mariana Silva, Joana Schenker e a atual campeã nacional Teresa Padrela.
“Estou muito grata por me ter sido atribuído o wildcard. O mar está muito difícil e grande, mas estou otimista para este campeonato, pois consegui fazer duas etapas do circuito mundial lá fora, onde consegui bons resultados. Porém, quero sempre mais. Esta etapa é muito importante porque é a minha casa, a minha praia e quero chegar à final”, revelou a vice-campeã da edição de 2021.
Diariamente, o Sintra Bodyboard Pro Fest poderá ser acompanhado através da transmissão em direto efetuada pela International Bodyboading Corporation (IBC), entidade promotora do circuito mundial, no seu canal de YouTube.
O período de espera da prova lusa estende-se até domingo, dia 8 de setembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram