O quarto e penúltimo dia de competição do Sintra Bodyboard Pro Fest ditou o adeus luso às ondas da Praia Grande, palco da oitava etapa do circuito mundial de 2024.
Depois de ter ficado sem representantes no setor masculino na véspera, restava o contingente feminino, com cinco bodyboarders ainda em competição.
Na ronda 5, a vigente campeã nacional Teresa Padrela, Joana Schenker, Luana Dourado e a local Filipa Broeiro asseguraram a passagem aos quartos-de-final, já a disputar com baterias em formato 'woman-on-woman'. Por sua vez, Mariana Silva ficou pelo caminho nesta fase, obtendo um honroso nono posto.
A fechar a jornada em Sintra, os quartos-de-final foram nefastos para a armada lusa, com o quarteto a ser afastado, terminando a competição no quinto posto.
Tudo começou com a derrota de Luana Dourado, vice-campeã mundial Júnior, diante da atual campeã mundial Sari Ohhara, enquanto Teresa Padrela, Joana Schenker e Filipa Broeiro foram superadas por Maira Viana, líder do ranking, Kaira Shirahase e Teresa Miranda, respetivamente.
Com o título mundial feminino a decidir-se nas ondas da Praia Grande, teremos nas meias-finais um decisivo embate entre as duas candidatas ao cetro: a brasileira Maira Viana e a nipónica Sari Ohhara.
A vencedora consagra-se automaticamente campeã mundial de bodyboard.
Uma conquista que será inédita para Maira ao passo que Sari procura a terceira coroa da carreira, depois das conquistas alcançadas em 2019 e 2023, curiosamente todas obtidas neste mesmo evento.
Para além desse incrível registo, Sari venceu o Sintra Pro nas três últimas edições.
Na competição masculina, o destaque foi para o gaulês Pierra-Louis Costes, que apurou-se para as meias-finais.
O duas vezes campeão mundial continua na corrida ao título, depois da eliminação na véspera do líder do ranking Armide Soliveres e este sábado do brasileiro Gabriel Braga, nos oitavos-de-final.
PLC terá agora pela frente, nas meias-finais, o espanhol Lionel Medina, enquanto na outra semi-final, defrontam-se o antigo campeão do mundo Uri Valadão e o gaulês Maxime Castillo.
Pierre necessita de chegar à final para adiar a decisão para a última etapa do ano, a disputar em outubro próximo no Frontón, no arquipélago das Canárias.
Caso não consiga, o espanhol Armide Soliveres sagra-se antecipadamente campeão do mundo de bodyboard pela primeira vez.
Diariamente, o Sintra Bodyboard Pro Fest poderá ser acompanhado através da transmissão em direto efetuada pela International Bodyboading Corporation (IBC) no seu canal de YouTube.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram