No passado domingo, as ondas da Praia do Guincho coroaram os novos campeões nacionais Open e Júnior de bodysurf.
Como já é hábito, coube ao Cascais Pro encerrar a temporada - composta por cinco etapas - num ano marcado pela celebração do 10.º aniversário do Nacional organizado pela Associação Surf Social Wave.
No Guincho, a jornada começou com ondas boas, teve uma paragem devida ao nevoeiro, tendo terminado com condições difíceis.
Na categoria Open, emoção não faltou. O triunfo coube a Henrique Madeira, mas as atenções estavam voltadas para a luta pelo título nacional.
Depois de fecharem o Cascais Pro na segunda e terceira posições, respetivamente, Miguel Rocha e Rodrigo Carrajola terminaram empatados em pontos no topo do ranking.
De acordo com o regulamento da Federação Portuguesa de Surf (FPS), o desempate foi efetuado através dos confrontos diretos e aí 'Migas' levou a melhor.
Vencedor de duas etapas em 2024, Miguel Rocha revalidou o título conquistado na temporada passada e sagrou-se campeão nacional Open de bodysurf pela quinta vez na carreira.
"Estou muito feliz com este título, mas ao mesmo tempo foi um ano tão equilibrado com o meu “rival” e grande amigo Rodrigo Carrajola em que acabámos os dois com os mesmos resultados no fim das cinco etapas (dois primeiros, dois segundos e um terceiro). O critério de desempate era os confrontos diretos onde tinha uma ligeira vantagem e decidiu que eu era o campeão de 2024! Um prémio que servia e era merecido para qualquer um dos dois", considera Miguel Rocha.
Na categoria Júnior, Gui Santos venceu o Cascais Pro e assim alcançou o terceiro título nacional consecutivo neste escalão.
Santiago Boia, que também estava envolvido na batalha pelo título, obteve o segundo posto, sendo secundado por Duarte Esteves e Filipe Nascimento.
Concluído o Nacional de Bodysurf versão 2024, a organização fez o balanço da temporada, que passou pela Figueira da Foz, Lourinhã, Vagos, Santa Cruz e Cascais, entre os meses de abril e setembro.
"Foi um ano especial, pois 10 anos dão-nos a responsabilidade de organizar um campeonato estruturado e que entregue o melhor aos bodysurfers. Este foi um ano bom, com boas ondas e boa vibração em todas as etapas."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram