Até ao momento, o ano de 2023 foi aquele em que Mateus Herdy esteve mais perto de conseguir a inédita qualificação para o circuito mundial de surf. Foi por um triz!
O jovem surfista brasileiro ficou apenas a uma bateria desse marco na carreira de qualquer surfista profissional. Se tivesse derrotado o taitiano Mihimana Braye na ronda 3 do Saquarema Pro, última etapa da Challenger Series, Mateus teria entrado na elite mundial em 2024.
Herdy saiu derrotado e esse desfecho nas águas do Maracanã do Surf marcou o início de um período conturbado para o atleta da nova geração do surf brasileiro, que é conhecido pelo seu estilo altamente progressivo.
Em entrevista concedida ao site da 'Stab', o competidor de 23 anos revelou que atualmente encontra-se sem patrocinadores após a separação da marca de surfwear Quiksilver e da insígnia de bebidas energéticas Red Bull.
"É um pesadelo. Recentemente, perdi todos os meus patrocinadores. Estou a competir no Brasil para conseguir dinheiro e pagar o QS”, confidenciou Mateus Herdy, que é o atual campeão do QS regional da América do Sul.
Na mesma entrevista, o surfista brasileiro deixou ainda críticas ao atual modelo competitivo do CT, que inclui um cut a meio da temporada e a decisão do título mundial numa finalíssima.
"Simplesmente não parece que o sistema está a recompensar o melhor surf. Não estou sozinho nisto. Até a Carissa Moore abandonou devido ao formato", sublinhou.
O terceiro classificado no Corona Open México de 2021 defende o antigo formato, utilizado até à temporada de 2019.
"Parece-me mais justo surfar o ano inteiro em várias condições, com altos e baixos, decidindo-se o título mundial no fim", entende.
Depois de acariciar a qualificação para o circuito mundial de surf em 2023, este ano as coisas não têm corrido da melhor forma a Mateus Herdy dentro e fora de água.
Após quatro etapas na Challenger Series, o surfista sul-americano ocupa um discreto 40.º posto do ranking, que curiosamente está ser dominado por compatriotas, com cinco brasileiros no top 10, zona de acesso ao CT.
Herdy tem agora duas etapas (Ericeira e Saquarema) para reverter este cenário.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram