Foi para a água esta terça-feira o Rip Curl Pro Anglet, evento com estatuto QS3000 e que é a quarta etapa do circuito regional europeu de 2024/2025.
Com as previsões a apontarem para condições fracas durante a semana, o período de espera encerra no domingo, a organização não perdeu tempo e recorreu durante o dia ao palanque duplo em Chambre d'Amour.
Desta forma, 34 baterias foram disputadas na conhecida latitude do sudoeste gaulês, correspondentes às rondas inaugurais (homens e mulheres) e a 14 heats da ronda 2 masculina, que não foi concluída.
Com 18 surfistas portugueses presentes em competição, a armada lusa não teve um arranque fácil em Anglet.
Apenas três competidores conseguiram superar o dia inaugural: João Roque Pinho, Afonso Antunes, que é líder do ranking masculino, e Constância Simões.
Roque Pinho foi o surfista em maior destaque ao superar duas rondas com outras tantas vitórias, conseguindo acesso à ronda 3, que marcará a estreia dos cabeças de série.
Para além do jovem goofy de Cascais, João Mendonça e Daniel Nóbrega também venceram e conseguiram ultrapassar a ronda inaugural, onde Jaime Veselko ficou logo pelo caminho.
Depois, na segunda ronda, as coisas complicaram-se no seio do contingente luso. Até ao momento, apenas João Roque Pinho e Afonso Antunes seguiram em frente.
Em sentido inverso, Martim Nunes, Martim Fortes, Daniel Nóbrega, Francisco Almeida e João Mendonça foram afastados deste QS3000. Por entrar em cena, está ainda Matias Canhoto.
Na ronda 3, beneficiando do estatuto de cabeças de série, temos Francisco Ordonhas, Guilherme Ribeiro e o vigente campeão nacional Joaquim Chaves.
No campo feminino, Constância Simões, bicampeã nacional Sub-16, juntou-se a Gabriela Dinis na ronda 2.
Por sua vez, Teresa Bonvalot (vencedora em Anglet há um ano), Francisca Veselko, Mafalda Lopes e Carolina Mendes são cabeças de série e têm entrada direta na ronda 3.
Para esta quarta-feira, a chamada está marcada para as 6h30 (hora de Portugal continental) em mais um dia que a organização quererá capitalizar ao máximo as condições.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram