O terceiro dia de competição do Sintra Bodyboard Pro Fest ficou marcado pelo adeus luso à prova masculina e a estreia da competição feminina, onde cinco bodyboarders portuguesas superaram a jornada inaugural e garantiram a passagem à ronda 5, enquanto quatro atletas ficaram pelo caminho.
Nas ondas da Praia Grande, bem mais pequenas face aos dias anteriores, o dia arrancou com o afastamento do bicampeão nacional Joel Rodrigues, ficando a somente 0,60 pts da passagem à ronda 6, já a disputar em formato 'man-on-man'.
No equilibrado terceiro heat da ronda 5, o vigente campeão europeu Open não foi além do terceiro posto, com o score combinado de 11,15 pts.
Joel foi eliminado no último suspiro da bateria após a última onda surfada pelo francês Yon Aimar (11,75 pts), que assegurou o segundo lugar atrás do vencedor, o espanhol Lionel Medina (12,75 pts).
A mesma ronda 5 ditou a eliminação precoce do espanhol Armide Soliveres.
Vencedor de duas etapas na presente campanha e líder do ranking mundial na chegada à Praia Grande, Armide podia desde já sentenciar a conquista do primeiro título mundial da carreira, estando para isso obrigado a vencer a 28ª edição do Sintra Pro.
Desta forma, pode ainda fazer a inédita festa em Sintra, mas está dependente dos desempenhos do francês Pierre-Louis Costes e do brasileiro Gabriel Braga, também eles envolvidos na corrida ao título.
Na competição feminina, que finalmente estreou-se e teve a realização de quatro rondas, a antiga campeã do mundo Joana Schenker, a campeã nacional Teresa Padrela, a wildcard e campeã europeia Filipa Broeiro e a vice-campeã mundial Júnior Luana Dourado garantiram lugar na ronda 5, que antecede os quartos-de-final.
Quartos esses em que já é certo que teremos pelo menos a presença de duas bodyboarders portuguesas, dado o alinhamento das baterias, onda as duas primeiras classificadas seguem em frente.
No heat inaugural, Mariana Silva e Teresa Padrela medem forças com a campeã mundial Sari Ohhara, que pode celebrar a conquista de novo cetro em Sintra.
Na bateria seguinte, a jovem Luana Dourado, de apenas 15 anos de idade, defronta a brasileira Maira Viana, nº1 mundial, e a nipónica Haruka Yasumi.
“Quero dar o meu melhor para ficar bem colocada no ranking. É claro que sonho em ser a terceira portuguesa a ganhar o Sintra Pro e poder ser a segunda campeã mundial portuguesa. É isso que me dá motivação para treinar e ser cada vez melhor”, confidenciou Luana Dourado.
Depois, no terceiro heat, Joana Schenker e Filipa Broeiro dividem o lineup da Praia Grande com a austríaca Alexandra Rinder, campeã do mundo em 2014 e 2015.
No seio da armada lusa, registaram-se na ronda 2 as eliminações de Mariana Rosa, Alice Teotónio, Madalena Padrela e de Francisca Ribeiro.
Diariamente, o Sintra Bodyboard Pro Fest pode ser acompanhado através da transmissão em direto efetuada pela International Bodyboading Corporation (IBC), entidade promotora do circuito mundial, no seu canal de YouTube.
O período de espera da oitava e penúltima etapa do ano estende-se até domingo, dia 8 de setembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram