E eis que logo no dia inaugural do período de espera poderá haver decisão dos títulos mundiais de surf referentes ao ano de 2024.
Mediante as condições do mar esperadas, a World Surf League (WSL) emitiu hoje alerta amarelo para possível ação já na sexta-feira em Trestles, no estado norte-americano da Califórnia.
Pelo quarto ano consecutivo, a famosa onda de performance californiana irá acolher a finalíssima que vai coroar os dois campeões mundiais (masculino e feminino) num único dia de competição.
Será, para já, a despedida de Trestles deste cenário, uma vez que a WSL já revelou que no próximo ano as grandes finais vão ter lugar nos tubos de Cloudbreak, no arquipélago das Fiji, em pleno Oceano Pacífico.
Tal como nos anos anteriores, teremos em ação o top 5 mundial (masculino e feminino) após a temporada regular, que foi composta por nove etapas, realizadas entre os meses de janeiro e agosto.
Entre os homens, onde já é certo que haverá novo detentor do título face à ausência do bicampeão Filipe Toledo, o elenco é composto pelo havaiano John John Florence, líder do ranking mundial, o norte-americano Griffin Colapinto, os australianos Jack Robinson e Ethan Ewing e ainda o brasileiro Italo Ferreira.
Deste lote, curiosamente apenas o surfista mais titulado (campeão mundial em 2016 e 2017), John John está em estreia no evento.
No lado feminino, as surfistas qualificadas foram a prodigiosa norte-americana Caitlin Simmers, comandante da hierarquia, a vigente campeã mundial e olímpica Caroline Marks, a costarriquenha Brisa Hennessy, a australiana Molly Picklum e a brasileira Tatiana Weston-Webb. Todas são repetentes no aguardado evento de Trestles.
Apesar do alerta amarelo, apenas esta sexta-feira se saberá se haverá mesmo luz verde e se a prova irá para a água, o que é altamente provável de acontecer.
A chamada está marcada para as 15H30 em Portugal continental (7H30 na Califórnia). O período de espera da competição prolonga-se até ao dia 14 de setembro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram